Vendas a prazo e cobranças foram temas de palestra na ACIC

Toda a análise para se proceder uma venda a prazo e também como agir na hora de efetuar uma cobrança por inadimplência foram alguns dos questionamentos

O palestrante Sérgio Acy Kollet esteve no Auditório da Associação Empresarial (ACIC) na noite desta quarta-feira (10) para proferir palestra com o tema “Como Vender com Segurança”. Estiveram presentes representantes de diversos segmentos do comércio e empresas caçadorenses, com objetivo de saber mais sobre a venda a prazo e os cuidados que devem ser tomados.

Sérgio iniciou o evento perguntando para cada participantes qual era a atividade que exercia, qual seu ramo de negócio, e se realizava vendas a prazo ou não. “A grande maioria disse que sim, e os que ainda não o fazem, provavelmente irão fazer. Porque não é somente no seu ramo de negócios que a venda a prazo existe, mas também particularmente para vender o próprio terreno, a casa, o carro, é preciso tomar cuidado com tudo”, explicou.



O palestrante ressalta que é preciso cuidado com todos os documentos na hora de realizar uma venda a prazo, tudo assinado corretamente, fotografado, e buscar as autorizações necessárias para qualquer tipo de negócio, como por exemplo garantir um cheque pré-datado ou uma promissória assinada antes de realizar um serviço para garantir que irá receber. É também necessário pesquisar o histórico da pessoa que está comprando algo, para saber se ela realmente tem capacidade de pagamento, ou se irá precisar de avalista, que também deve ser consultado, ou seja, investigar bem todas as informações.



Sérgio Kollet também exemplificou como falar com aquela parcela mínima de pessoas inadimplentes, pois segundo ele, é preciso ter jeito, tratar bem, buscar saber os motivos, sem respeitoso.



“É preciso estar bem consigo mesmo para telefonar e realizar uma cobrança, pois a pessoa que está devendo geralmente está sensível, está com vergonha. Isso na grande maioria. Então é preciso estar preparado para falar com esta pessoa. É claro que existem pessoas que não possuem vergonha nenhuma de ficar devendo, mas estes são uma parcela muito pequena. E caso não se consiga cobrar uma conta amigavelmente, é preciso então negativar, protestar, sendo esta a melhor forma de cobrança pois haverá uma intimação do cartório presencialmente na casa ou empresa do devedor e isso fica registrado. Além de passarmos por todos estes pontos, também tivemos a oportunidade de dar outras dicas para os caçadorenses presentes na palestra. Acredito que foi proveitoso para todos”, define o palestrante.

Protesto Expresso

Na palestra, também foi anunciado que a Associação Empresarial de Caçador (ACIC) por meio da FACISC, oferece o programa “Protesto Expresso”,  sendo a ferramenta mais eficiente na recuperação de dívidas. O empresário pode enviar os títulos a protesto e as custas ficam por conta do devedor. Tudo é feito on line. É rápido, prático e eficiente. No site você consegue consultar protestos, tirar dúvidas sobre o procedimento e buscar os cartórios mais próximos. Acesse http://protestoexpresso.com.br/. Mais informações na ACIC/Caçador pelo fone 3563 1116.

Eventos

A ACIC e seus Núcleos anunciam que gradativamente estão retomando os eventos presenciais, respeitando os protocolos sanitários. As palestras, reuniões e debates são de fundamental importância para a troca de experiências e desenvolvimento humano, que fazem com que Caçador e suas empresas cresçam ainda mais.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Destine parte do IR para o Fundo da Infância e Adolescência e o Fundo do Idoso
Câmara aprova orçamento do Município para 2022
Plano Plurianual é aprovado na Câmara de Caçador
Pesquisa da UNIARP aponta que comida está ficando cada vez mais cara
ACIC/Caçador em parceria com a SCPC Boa Vista
BRK Ambiental promove negociação de débitos
Vendas a prazo e cobranças foram temas de palestra na ACIC
Correção anual inflacionária das tarifas de água de Caçador é de 12,95%
Parceria entre BRK Ambiental e PicPay oferece dinheiro de volta
Prorrogado o prazo para parcelamento de débitos com o município