Tarifas dos Serviços Públicos de Água e Esgoto terão aplicação de +2,02%

O ajuste das tarifas vem como resultado de Revisão Extraordinária na qual a ARIS analisou as informações apresentadas pelo Município e Concessionária (BRK)

A partir de 12 de junho de 2022 os valores das tarifas, dos serviços complementares e das eventuais multas a serem aplicadas à BRK terão acréscimo de 2,02%, como determinado pela ARIS.

Apesar do incremento tarifário a ser implementado, as novas tarifas praticadas em Caçador ainda continuarão em patamares inferiores aos valores que eram praticados na cidade antes do início do Contrato de Concessão em 2019 – há mais de 3 anos. 

A revisão do Contrato de Concessão de água e esgoto de Caçador vem sendo analisada desde outubro de 2020. Foram objeto de análise os investimentos realizados pela BRK e as antecipações de investimentos, frente ao previsto no fluxo de caixa regulatório da concessão e relativos aos 4 (quatro) primeiros anos do Contrato.



O processo de Revisão Extraordinária tramitou junto à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), a qual publicou, no dia 29/04/2022, a Deliberação N. 017/2022 no Diário Oficial dos Municípios com a decisão final sobre a Revisão Extraordinária.

“A realidade do sistema de água e esgotamento sanitário de Caçador vem se transformando nesses 3 anos de atuação da Concessionária no município. Mesmo enfrentando um longo período com grandes desafios e adversidades, a BRK realizou investimentos que estão melhorando a vida de milhares de pessoas, reestruturando o sistema de abastecimento para levar mais água e em melhor qualidade para a população, iniciando assim, as ações no sistema de esgotamento sanitário, tão necessárias para o município. A revisão do contrato visa a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro da prestação desse serviço”, afirma Guilherme Pimentel, responsável pela Operação da Concessionária em Caçador.

Confira um pouco do que foi realizado até aqui

A BRK vem seguindo robusto planejamento de melhorias contínuas e com foco em eliminar rápida e definitivamente os históricos problemas de abastecimento de água – foco principal das primeiras ações da BRK na cidade e que durante anos afetaram grande parte da população de Caçador.

Nesse sentido, a BRK executou uma série de iniciativas para a melhoria do abastecimento de água, haja vista a ampliação e modernização das estações de captação de água bruta, localizada no leito do Rio do Peixe e da estação de tratamento de água potável, que fica no bairro Santa Catarina. Foram realizados, ainda, os serviços de manutenção preventiva e periódica, bem como a instalação de novas elevatórias e reestruturação das elevatórias existentes.



Filtros Novos (5, 6 e 7), investimento realizado em outubro de 2019 e responsável por garantir a capacidade de produção de água potável durante o período de recuperação das estruturas que estavam degradadas.

Já em abril de 2020, quando completava seu 1º ano de atuação, a BRK implantou uma nova adutora de 1.500 metros e 300 milímetros de diâmetro nos bairros Gioppo e Belo, dando fim ao histórico problema de abastecimento de água da área leste da cidade, que engloba os bairros do Martello, São Cristóvão, Rancho Fundo, Bom Sucesso, Alto Bonito e Aeroporto – essa ação beneficiou mais de 10.000 clientes de Caçador que sofriam com intermitência na distribuição de água tratada.

No ano de 2021, foi iniciado o programa de instalação de VRPs (válvulas de controle de pressão), a setorização da distribuição de água para os bairros e o combate às fraudes. Ações que já diminuíram a perda de água em cerca de 10% e visam garantir que toda a água retirada do Rio do Peixe seja corretamente tratada e levada até às casas dos moradores, com a máxima eficiência e o menor desperdício (contribuindo ainda com a menor exploração do manancial).

Além de todas as ações de recuperação e estruturação do sistema de água, a BRK vem atuando de maneira firme no novo sistema de esgotamento sanitário da cidade. De modo que já há definições sobre a rota tecnológica e do local para construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Rio do Peixe).
Também é fato os grandes avanços na Recuperação/Estruturação da ETE-Ulisses Guimarães, no bairro Martello, e as melhorias na recuperação do sistema isolado existente no bairro Nossa Senhora Salete.

“Todos os avanços realizados até aqui só foram possíveis graças ao planejamento robusto de investimentos que foram realizados e antecipados. Nosso objetivo sempre será manter a capacidade de evoluir continuamente, com a melhoria da qualidade da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para os moradores de nossa cidade”, comenta Guilherme.

Contato com a BRK

Em caso de dúvidas, a BRK mantém o seu canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. O atendimento em horário comercial está disponível pelo e-mail da BRK (contatocacador@brkambiental.com.br), Facebook e também pelo WhatsApp, pelo número (11) 9 9988-0001.

Tarifa Social

As famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único e as famílias que possuem entre seus integrantes alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, fazem jus ao benefício da tarifa social que é bem mais em conta. O benefício pode reduzir o valor da faturam mensal em até 50% para faixa de consumo mínimo mensal de 0 a 10 m³, na categoria residencial.
 

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