A partir de 12 de junho de 2022 os valores das tarifas, dos
serviços complementares e das eventuais multas a serem aplicadas à BRK terão
acréscimo de 2,02%, como determinado pela ARIS.
Apesar do incremento tarifário a ser implementado, as novas
tarifas praticadas em Caçador ainda continuarão em patamares inferiores
aos valores que eram praticados na cidade antes do início do Contrato de
Concessão em 2019 – há mais de 3 anos.
A revisão do Contrato de Concessão de água e esgoto de
Caçador vem sendo analisada desde outubro de 2020. Foram objeto de análise os
investimentos realizados pela BRK e as antecipações de investimentos, frente ao
previsto no fluxo de caixa regulatório da concessão e relativos aos 4 (quatro)
primeiros anos do Contrato.

O processo de Revisão Extraordinária tramitou junto à
Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), a qual publicou, no dia
29/04/2022, a Deliberação N. 017/2022 no Diário Oficial dos Municípios com a
decisão final sobre a Revisão Extraordinária.
“A realidade do sistema de água e esgotamento sanitário de
Caçador vem se transformando nesses 3 anos de atuação da Concessionária no
município. Mesmo enfrentando um longo período com grandes desafios e
adversidades, a BRK realizou investimentos que estão melhorando a vida de
milhares de pessoas, reestruturando o sistema de abastecimento para levar mais
água e em melhor qualidade para a população, iniciando assim, as ações no
sistema de esgotamento sanitário, tão necessárias para o município. A revisão
do contrato visa a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro da prestação
desse serviço”, afirma Guilherme Pimentel, responsável pela Operação da
Concessionária em Caçador.
Confira um pouco do que foi realizado até aqui
A BRK vem seguindo robusto planejamento de melhorias
contínuas e com foco em eliminar rápida e definitivamente os históricos
problemas de abastecimento de água – foco principal das primeiras ações da BRK
na cidade e que durante anos afetaram grande parte da população de Caçador.
Nesse sentido, a BRK executou uma série de iniciativas para
a melhoria do abastecimento de água, haja vista a ampliação e modernização das
estações de captação de água bruta, localizada no leito do Rio do Peixe e da
estação de tratamento de água potável, que fica no bairro Santa Catarina. Foram
realizados, ainda, os serviços de manutenção preventiva e periódica, bem como a
instalação de novas elevatórias e reestruturação das elevatórias existentes.

Filtros Novos (5, 6 e 7), investimento realizado em outubro
de 2019 e responsável por garantir a capacidade de produção de água potável
durante o período de recuperação das estruturas que estavam degradadas.
Já em abril de 2020, quando completava seu 1º ano de
atuação, a BRK implantou uma nova adutora de 1.500 metros e 300 milímetros de
diâmetro nos bairros Gioppo e Belo, dando fim ao histórico problema de
abastecimento de água da área leste da cidade, que engloba os bairros do
Martello, São Cristóvão, Rancho Fundo, Bom Sucesso, Alto Bonito e Aeroporto –
essa ação beneficiou mais de 10.000 clientes de Caçador que sofriam com
intermitência na distribuição de água tratada.
No ano de 2021, foi iniciado o programa de instalação de
VRPs (válvulas de controle de pressão), a setorização da distribuição de água
para os bairros e o combate às fraudes. Ações que já diminuíram a perda de água
em cerca de 10% e visam garantir que toda a água retirada do Rio do Peixe seja
corretamente tratada e levada até às casas dos moradores, com a máxima eficiência
e o menor desperdício (contribuindo ainda com a menor exploração do manancial).
Além de todas as ações de recuperação e estruturação do
sistema de água, a BRK vem atuando de maneira firme no novo sistema de
esgotamento sanitário da cidade. De modo que já há definições sobre a rota
tecnológica e do local para construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto
(ETE Rio do Peixe).Também é fato os grandes avanços na Recuperação/Estruturação
da ETE-Ulisses Guimarães, no bairro Martello, e as melhorias na recuperação do
sistema isolado existente no bairro Nossa Senhora Salete.
“Todos os avanços realizados até aqui só foram possíveis
graças ao planejamento robusto de investimentos que foram realizados e
antecipados. Nosso objetivo sempre será manter a capacidade de evoluir
continuamente, com a melhoria da qualidade da prestação dos serviços de
abastecimento de água e esgotamento sanitário para os moradores de nossa
cidade”, comenta Guilherme.
Contato com a BRK
Em caso de dúvidas, a BRK mantém o seu canal gratuito de
atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. O atendimento em
horário comercial está disponível pelo e-mail da BRK (contatocacador@brkambiental.com.br),
Facebook e também pelo WhatsApp, pelo número (11) 9 9988-0001.
Tarifa Social
As famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único e as
famílias que possuem entre seus integrantes alguém que receba o Benefício de
Prestação Continuada da Assistência Social, fazem jus ao benefício da tarifa
social que é bem mais em conta. O benefício pode reduzir o valor da faturam
mensal em até 50% para faixa de consumo mínimo mensal de 0 a 10 m³, na
categoria residencial.

