Secretaria de Agricultura inicia a campanha de Coleta de Sementes

Os interessados em coletar as sementes, devem fazer agendamento de horário na Secretaria de Agricultura ou fazer a entrega voluntária

A Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Agricultura iniciou na terça-feira (21) a campanha de Coleta de Sementes, em que visa ampliar a produção de mudas de árvores nativas no Horto Florestal Municipal.

Como ação do início da campanha e também em homenagem ao Dia da Árvore, que foi comemorado na terça-feira, a Secretaria de Agricultura distribuiu mudas durante a tarde na  Praça da Carroça. “Essas mudas, produzidas pelo Horto, são distribuídas à população para o plantio em área residencial e também no interior, além de serem utilizadas em projetos ambientais mantidos pela secretaria”, afirma a diretora de Extensão Rural, Carolíne Rodrigues.

“O enriquecimento e recuperação da vegetação em áreas do município, tanto urbanas quanto rurais, traz maior consciência ambiental e valorização do Bioma Mata Atlântica e sua diversidade, além da conservação dos recursos genéticos da região”, complementa Carolíne.



As árvores nativas desempenham um papel importante na manutenção da biodiversidade da região, fornecendo alimentos para os animais presentes, como exemplo as cutias, jacus, quatis, entre outros, que dispersam suas sementes em diversos locais, contribuindo para a restauração e manutenção da diversidade das florestas.

“O plantio de árvores, com a formação de matas nativas, auxilia na manutenção da temperatura nas cidades, bem como na qualidade do ar, evita deslizamentos, erosão e assoreamento de rios, entre outros benefícios”, explica a bióloga Andréa Tozzo Marafon.



“A frutificação e a disponibilidade de sementes variam de acordo com o mês e a estação do ano. Desta forma, a divulgação de quais espécies estão sendo produzidas será constante. Para que essa campanha seja um sucesso, contamos com a participação de toda a população”, finaliza o secretário de Agricultura, Arnaldo Bertotto.

Os interessados em coletar as sementes, devem fazer um agendamento de horário na Secretaria de Agricultura, através do telefone 3567-2880, de segunda à sexta-feira, ou fazer a entrega voluntária.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais seis ruas estão concluídas pelo programa de asfaltamento
Núcleo Jovem da ACIC desenvolve estudo de caso sobre o Hospital Maicé
Prefeitura de Caçador lança programa Fossa Legal
Obras do Mercado Público de Caçador temporariamente paralisadas
Reunião comunitária para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana
Acadêmicos da Uniarp promovem arrecadação de alimentos
Inscrições abertas para o 6º Meetup sobre Gestão Ágil
Treinamento técnico sobre estratégias de manejo para o trigo
Trabalho da Associação Maria Rosa é destacado na Câmara
Núcleo Imobiliário segue com Feirão de Imóveis durante a semana