Prefeitura de Caçador inicia campanha de incentivo à leitura

Por meio dos profissionais das bibliotecas nas escolas, objetivo é chegar ao maior número de estudantes

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de Educação, lançou nesta sexta-feira, 10, a campanha “Em cartaz a sua história: cada leitura, uma nova viagem''. O objetivo é estimular a leitura em todas as escolas da rede municipal de ensino de Caçador, por meio de atividades lúdicas, como a contação de história.

A Secretaria de Educação vem realizando desde março o projeto de incentivo à leitura, em que a pessoa responsável pela biblioteca faz a contação de história aos estudantes. “Agora, como parte da campanha, estaremos ampliando a realização do projeto para todas as 21 unidades escolares da rede, abrangendo os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Neste projeto, além da contação de história, teremos o momento do reconto, em que os alunos trazem novamente a história, de acordo com o seu entendimento e interpretação, em diferentes formas, como exemplo o teatro, quadrinhos, oralidade e atividade”, afirma a  coordenadora dos Anos Finais, Gabriela Nava Ramos.



“A educação tem como base a leitura. Mas esse estímulo de ler, é uma parceria entre a educação, pais e o poder público. Estamos com uma defasagem na aprendizagem dos alunos, em razão do tempo em que ficamos sem aulas presenciais. Com isso, temos o objetivo de facilitar a compreensão dos assuntos pedagógicos através deste projeto, praticando a leitura”, enfatiza a secretária de Educação, Lenira Carneiro.



As auxiliares de biblioteca da EMEB Professora Maria Luiza Martins Barbosa, Kássia Cristina e Victória Fusco, durante o lançamento da campanha, realizaram uma apresentação de contação de história, sobre a paciência.

“A contação é muito importante na educação, pois desperta a curiosidade do aluno para a leitura, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e compreensão do assunto. Além disso, auxilia no desenvolvimento socioemocional das crianças, sendo um importante aliado da educação infantil”,  relata Kássia Cristina.



“Nós temos mais de 10 mil alunos na rede municipal de ensino do município e sabemos que temos a oportunidade de transformar a vida dessas crianças. Por isso, agradeço os nossos professores, por sempre buscarem alternativas para a melhoria na qualidade de ensino de Caçador. Acredito que pequenas ações, como esta, têm um grande efeito na qualidade de ensino de cada aluno”, finaliza o prefeito Saulo Sperotto.



Vale ressaltar, que todas as artes da campanha são com as crianças da rede municipal de ensino de Caçador.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Práticas inovadoras no 7º Encontro Regional Tecnológico da UNIARP
Professora da UNIARP no Congresso Brasileiro de Agronomia
Secretaria de Educação inicia período de rematrículas
SENAI abre matrículas para vagas em cursos técnicos
Escolas de Macieira promovem atividades pela Semana da Criança
Prefeitura de Caçador parabeniza os professores pelo seu dia
Escola Tabajara desenvolve projeto de incentivo à leitura
Aula inaugural do projeto Agente Mirim de Defesa Civil em Caçador
Acadêmicos de Engenharia Civil realizam visitas técnicas
Movimento Santa Catarina pela Educação discute desafios