Práticas inovadoras no 7º Encontro Regional Tecnológico da UNIARP

De acordo com a organização, os temas das palestras foram atuais e de extrema importância nas áreas de tecnologia e engenharias

A 7ª edição do Encontro Regional Tecnológico da UNIAR, realizado nos dias 6, 7 e 8 de outubro teve 12 palestras online e reuniu cerca de 300 participantes, entre acadêmicos, colaboradores das indústrias e comunidade. O evento foi organizado pelos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, e Sistemas de Informação. Teve o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA – SC) e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador (ADEAC).

O coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, professor. Me. Marcio T. Kawamura, comentou que os temas das palestras foram atuais e de extrema importância nas áreas de tecnologia e engenharias. “As engenharias, por estarem diretamente ligadas as tendências e inovações, devem ter uma visão diferenciada para que possam colocar o futuro mais próximo da comunidade”, afirma.



No primeiro dia com o tema sobre o Mercado de Trabalho das Engenharias, houve uma mesa redonda com profissionais das Engenharias Mecânica, Agronomia, Elétrica, Civil e Controle e Automação. Na ocasião foi discutida a situação das engenharias e as dificuldades apresentadas pelos profissionais. Na mesma noite a engenheira de Controle e Automação e de Segurança do Trabalho, Mayne Francieli Gonçalves presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador (ADEAC), abordou o tema “Ética profissional”.

O evento contou com a presença de engenheiros que atuam no mercado internacional. Eles mostraram como é a engenharia na Turquia e quais são as habilidades profissionais mais desejáveis. O Encontro teve ainda palestra sobre segurança da informação com o egresso da UNIARP, Elias Valdemarca, que é referência na empresa a qual trabalha. Foi apresentado a tecnologia sobre ferramentas para usinagem com uma empresa multinacional.



Também contou com a participação do engenheiro eletricista Roberto Fukomoto, que atua na área de eficiência energética em uma empresa multinacional que foi fundada em Santa Catarina. Ele compartilhou informações básicas da indústria e também para atender acadêmicos e a comunidade. Outro palestrante egresso da UNIARP, Alexandre Pereira, e que é especialista na área da Indústria 4.0, que atua em uma grande empresa de SC compartilhou informações de grande relevância. Todos os temas foram de grande importância para a formação profissional dos engenheiros.

As palestras especificas do curso de Engenharia Civil, foram moderadas por acadêmicos e professores e abordaram temas profissionais emergentes, como o uso da madeira engenheirada com o engenheiro civil da Empresa Croslam Brasil, Alan Dias ganhador de dois prêmios Talento da Gerdau/Abece. Na mesma noite os palestrantes Rafael Paes e Miriam Gotz Mayer apresentaram a tecnologia do sistema porta pronta da empresa Pormade.

A coordenadora do curso de Engenharia Civil, Soraya Caroline Abrahão destacou que o Encontro apresentou com sucesso conceitos de tecnologia e inovação. “Durante as três noites do evento foi possível observar práticas inovadoras e o emprego de tecnologia de ponta. Mais que integralizar o conteúdo de sala de aula, as palestras instigaram os participantes ao apresentar o uso do pinus na madeira laminada colada para obras de alto padrão na engenharia, além de abordar normas de desempenho de portas, o uso da protensão e do pré-fabricado, bem como formas de tratar esgoto por sistemas de raízes. Fica nosso agradecimento para todos os palestrantes e participantes”, comenta.

 Palestras foram acompanhadas por alunos do SENAI

Alunos das três turmas do curso Técnico em Processamento da Madeira do SENAI acompanharam duas palestras do 7° Encontro Regional Tecnológico da UNIARP.



Mais conhecimentos foram adquiridos nas palestras: “O uso da madeira engenheirada nas construções”, ministrada pelo engenheiro Alan Dias e “Tecnologia do sistema porta pronta Pormade e normas de desempenho”, ministrada por Miriam Gotz Mayer e Rafael Paes. As palestras foram realizadas dia 07 de outubro. O 7° Encontro Regional Tecnológico da UNIARP é organizado pelos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Sistemas de Informação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Biblioteca Viva do SENAI Caçador compartilha histórias de vida
Instituto Inspira+Ação agita a educação em Timbó Grande
Acadêmicos apresentam trabalhos sobre Logística e Cadeia de Suprimentos
Instituto Sicoob desenvolve concurso cultural em Macieira
Alunos da Escola Dante Mosconi em encontro com o governador
Câmara de Caçador integra a Conferência Municipal de Educação
Bolsistas do Proesde organizam horta comunitária
Professor da Escola Paulo Schieffler ganha destaque estadual
UNIARP desenvolve a Horta Comunitária Escolar
Pesquisa de Egresso da UNIARP é premiada em evento internacional