O Gigante Renasce

Teatro da UNIARP é reinaugurado na noite desta sexta-feira (24) com show de Dazaranha e Camerata Florianópolis



A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) realizou dia 24 de setembro a reinauguração do teatro em um evento com público limitado, diante da situação da pandemia.
O Teatro da UNIARP passou por uma grande transformação, com reformas em toda a sua estrutura. Foram investidos mais de R$ 2 milhões, de recursos próprios da Universidade. Agora, toda a comunidade passa a ter um moderno local de espetáculos e outros eventos.



A placa de reinauguração foi descerrada na presença do Doutor Honoris Causa, Neoberto Geraldo Balestrin presidente da FUNIARP; professor Doutor Anderson Antonio Mattos Martins, reitor da UNIARP; empresário Moacir José Salamoni, vice-Presidente da FUNIARP; empresário Carlos Alberto Luhrs, diretor Geral Financeiro da FUNIARP; professor Mestre Almir Granemann dos Reis, pró-Reitor do Campus de Fraiburgo; Saulo Sperotto, prefeito de Caçador e do industrial Doutor Honoris Causa Gilberto Seleme, primeiro vice-presidente da FIESC.



Balestrin em seu pronunciamento disse que alegria e gratidão era o que sentia no momento, por poder compartilhar com todos os presentes a reinauguração do teatro da UNIARP. “Tenho a certeza que para fazer a UNIARP ser um exemplo a ser seguido, já temos um ensino de qualidade e grandes profissionais envolvidos. Nestes quatro anos frente a instituição pude perceber que o sucesso vem da força e do trabalho coletivo de quem aqui está. Espero que neste palco do teatro possamos ver muitos talentos aparecerem. O gigante renasce novamente”.



Para o reitor Anderson Martins, o objetivo da UNIARP é sempre buscar proporcionar qualidade de vida para as pessoas por meio da educação, para Caçador e toda a região. “Sem educação não se pode vislumbrar um futuro promissor e melhoria na vida das pessoas. Durante toda a pandemia a UNIARP não parou. Atuamos de forma remota e com o passar do tempo fomos ampliando as atividades, sempre cuidando da saúde de professores e acadêmicos. Foi uma decisão tomada e conseguimos continuar ofertando uma educação de qualidade. Hoje somos a quarta melhor universidade do sistema ACAFE, colocação essa colhida com resultados. Agradeço a todos que acreditam na educação, porque com ela podemos transformar vidas”.



Em seguida o empresário Gilberto Seleme, que foi o responsável como engenheiro civil da construção do Teatro da UNIARP na década de 80, entregou ao presidente Neoberto Balestrin ao lado do reitor Anderson Martins, uma cópia do projeto original da obra. “Fui  o engenheiro desta obra e hoje poder retornar e ver sua reforma e modernização é um orgulho. Esse teatro trouxe muitas alegrias, muitos formandos passaram por aqui e conquistaram seu futuro. Espero que tenhamos mais 50 anos de sucesso para o bem de nossa sociedade”. 



Camerata Florianópolis e Dazaranha na abertura do Teatro

A noite foi abrilhantada com show de dois expoentes do universo musical catarinense, a Camerata Florianópolis e a banda Dazaranha (também da Capital). O encontro da orquestra com a banda de maior sucesso de Santa Catarina, que rendeu um CD e DVD acústico lançado em 2018, integra o programa comemorativo aos 50 anos da UNIARP.



O espetáculo foi realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo.

O show teve transmissão ao vivo pelo Youtube no canal da UNIARP: https://www.youtube.com/user/UNIARP. A solenidade a apresentação seguiu todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

A história do teatro

O Teatro faz parte da história de Caçador. Recebe diversos eventos culturais, solenidades, formaturas, entre outros eventos. Dia 09 de novembro de 1983 foi realizada a assinatura do convênio para construção do teatro.



O terreno onde hoje está o Teatro pertencia a João da Luz. A área foi adquirida pela FEARPE na gestão de Reno Caramori. O engenheiro responsável pela obra foi Gilberto Seleme, que trabalhou de forma voluntária.

O início das obras foi dia 30 de janeiro de 1985. As obras foram realizadas na gestão de Elias Seleme Neto e depois de Oneide Olsen. A inauguração do Teatro ocorreu dia 22 de março de 1991.



O piano de calda que faz parte do cenário do teatro, foi doado por Jorge Bornhausen, 28º Governador de Santa Catarina (1979/82).

Camerata Florianópolis

A Camerata Florianópolis foi fundada em 1994 pelo maestro Jeferson Della Rocca e vem desde então atuando ininterruptamente, sempre com significativa participação e relevância na agenda cultural de Santa Catarina. Gravou 13 CDs e 5 DVDs e se apresenta regularmente em diversas cidades do Estado de Santa Catarina, outros estados do Brasil e países da Europa. Com mais de 1200 espetáculos na bagagem, a orquestra figura hoje entre os mais importantes grupos do gênero no Brasil e realiza neste ano de 2021 sua 28ª Temporada de Concertos. Desde 1998, a Camerata tem a produção executiva de Maria Elita Pereira.

Dazaranha

Considerada um dos nomes mais importantes da música autoral Catarinense, Dazaranha é uma banda que vem ultrapassando as barreiras geográficas do Estado. Com um público fiel, 28 anos de estrada, oito discos lançados, dois DVDs gravados ao vivo e inúmeros sucessos cantados em coro pelos milhares de fãs que lotam seus shows, a banda vem se consolidando no cenário musical da Região Sul e progressivamente, do país. Desde o lançamento do primeiro disco (“Seja Bem-Vindo” - 1996) e o estrondoso sucesso do segundo (Tribo da Lua – 1998), o Dazaranha vem conquistando fãs e espaço no cenário musical catarinense.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais seis ruas estão concluídas pelo programa de asfaltamento
Núcleo Jovem da ACIC desenvolve estudo de caso sobre o Hospital Maicé
Prefeitura de Caçador lança programa Fossa Legal
Obras do Mercado Público de Caçador temporariamente paralisadas
Reunião comunitária para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana
Acadêmicos da Uniarp promovem arrecadação de alimentos
Inscrições abertas para o 6º Meetup sobre Gestão Ágil
Treinamento técnico sobre estratégias de manejo para o trigo
Trabalho da Associação Maria Rosa é destacado na Câmara
Núcleo Imobiliário segue com Feirão de Imóveis durante a semana