Maria Fumaça passa por inspeção para recuperação histórica

A obra faz parte do programa Revitalizar e a partir desta vistoria o objetivo é iniciar a revitalização, começando pelo vagão que se encontra mais deteriorado

A Prefeitura de Caçador retirou na segunda-feira (26) a lona dos vagões da Maria Fumaça, ao lado do Museu do Contestado, para inspeção e início de uma recuperação histórica.

“Como já temos a cobertura metálica, que foi instalada com intuito de preservar a estrutura do trem, podemos retirar esta lona para analisarmos a situação dos vagões”, afirma o diretor de Pesquisa e Inovação do IPPUC, Alexandre Schermach.



A partir desta vistoria, o objetivo é iniciar a revitalização, começando pelo vagão que se encontra mais deteriorado. “Temos parceria com a empresa Frame e com o Sindicato da Madeira, que já produziu as portas e janelas, seguindo as plantas originais e está mais uma vez auxiliando no processo de restauração dos dois vagões. Agora, vamos dar continuidade na parceria para que possamos revitalizar e no futuro dar acesso ao público para visitação", completa Alexandre.

A obra faz parte do programa Revitalizar, que já executou melhorias em diversos pontos de Caçador, valorizando espaços históricos. “Já fizemos a revitalização da própria Maria Fumaça, com a parceria da DM Madeiras. Agora, com este trabalho, teremos todo o nosso monumento histórico recuperado”, finalizou.

1 COMENTÁRIO(S)

  1. Que ótima notícia. Bem, desde os anos 90 esse patrimônio ferroviário que faz parte da história do mumicipio, vinha com problemas de infiltração de água. De tantas tentativas de reformas eanestauro 39 anos depois vamos temos uma excelente notícia. Agora cientes e felizes que não tem mais volta. Vamos poder ter acredito em pouco tempo os vagões vão estar abertos a visitação. Os caçadorenses e visitantes merecem. Afinal é nossa história.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Prefeitura suspende multas a proprietários de residências
Lançado livro “Rissete dela culinària dei imigranti (i)taliani stabilli ntel sud del Brasil”
O Gigante Renasce
“A arte de atender e encantar clientes” é tema de palestra na Câmara
Rio das Antas empossa conselheiros municipais
Secretaria de Agricultura inicia a campanha de Coleta de Sementes
Prefeitura avança com Barro Zero e mais 4 ruas são pavimentadas
Detonações devem paralisar o trânsito na SC 135 por períodos determinados
Associação dos Amigos dos Autistas apresenta trabalhos na Câmara
Conversando com a Indústria discute o cuidado com a saúde mental