Mais de 800 alunos do SENAI em SC participam de disputa de inovação

Na Regional Centro-Norte da FIESC estão participando 13 grupos das unidades do SENAI de Caçador, Fraiburgo, Videira, Canoinhas e Curitibanos

Estudantes de aprendizagem industrial em todo o estado participam, de 30 de agosto até sexta (3 de setembro), da fase catarinense do Grand Prix SENAI de Inovação, no qual os competidores são instigados a apresentar resolução de desafios para demandas reais da indústria. O tema em  2021 será Gestão Visual Andon 4.0, que foi proposto pela Tupy, indústria sediada em Joinville e que é apoiadora desta edição, juntamente com a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII).



No total, estão inscritos 825 alunos, que representam 34 escolas do SENAI em Santa Catarina; 124 docentes atuarão como mentores.



Na Regional Centro-Norte da FIESC estão participando 13 grupos das unidades do SENAI de Caçador (1 grupo), Fraiburgo (6 grupos), Videira (3 grupos), Canoinhas (2 grupos) e Curitibanos (1 grupo).



As 165 equipes passarão os três primeiros dias analisando e buscando soluções. Na quinta-feira, elas produzem um protótipo e o pitch, um vídeo sintético em que defendem sua proposta. O resultado final será anunciado na sexta, 19 horas, no evento de premiação. Todo o certame será on-line.



O título do tema é uma referência ao modelo de gestão visual oriundo do Japão. Um exemplo convencional de Andon é a colocação de lâmpadas coloridas nas máquinas em uma linha de produção, de maneira que cada cor identifique um status daquele equipamento, podendo apontar situações de operação normal, pane, entre outras. No desafio, os alunos do SENAI não precisam se ater a algum modelo pré-existente. Até mesmo alunos de moda, por exemplo, podem sugerir alternativas em uniformes dos operadores, pois se trata de um evento de inovação aberta.



Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica, a Tupy também é parceira do SENAI no curso de MBI Fundição 4.0, aberto na semana passada. O tema Indústria 4.0 é o foco da atuação da ABII, cuja  missão é promover o crescimento acelerado da Internet Industrial através da coordenação de um ecossistema criador de iniciativas voltadas à integração, controle e conexão segura entre máquinas, sistemas, processos e pessoas por meio de arquiteturas comuns e padrões abertos.




DEIXE SEU COMENTÁRIO

Práticas inovadoras no 7º Encontro Regional Tecnológico da UNIARP
Professora da UNIARP no Congresso Brasileiro de Agronomia
Secretaria de Educação inicia período de rematrículas
SENAI abre matrículas para vagas em cursos técnicos
Escolas de Macieira promovem atividades pela Semana da Criança
Prefeitura de Caçador parabeniza os professores pelo seu dia
Escola Tabajara desenvolve projeto de incentivo à leitura
Aula inaugural do projeto Agente Mirim de Defesa Civil em Caçador
Acadêmicos de Engenharia Civil realizam visitas técnicas
Movimento Santa Catarina pela Educação discute desafios