Lançado livro “Rissete dela culinària dei imigranti (i)taliani stabilli ntel sud del Brasil”

Evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (24), no Plenário Osvaldo José Gomez. Obra tem como autor o Mestre Talian, Aliduino Zanella

 A Câmara Municipal de Caçador promoveu na tarde desta sexta-feira (24) o lançamento oficial da obra “Rissete dela culinària dei imigranti (i)taliani stabilli ntel sud del Brasil”, do professor e Mestre Talian Aliduino Zanella. A solenidade aconteceu no Plenário Osvaldo José Gomez e contou com a presença de lideranças políticas, familiares e convidados.

Durante o evento a trajetória do autor foi evidenciada através de um vídeo narrando os principais fatos de sua vida. Além disso, a emoção tomou conta dos presentes durante homenagem à esposa de Aliduino, Nair Faitta Zanella (in memoriam), que ajudou a manipular todos os pratos evidenciados na obra.



Ao fazer uso da palavra, o autor destacou momentos de elaboração da obra, a inspiração da culinária a partir dos ensinamentos dos avós, imigrantes italianos que chegaram ao Brasil e adaptaram os poucos produtos disponíveis na época à culinária italiana. Fez uma menção especial também à família pelo apoio incondicional para a elaboração do livro, que foi publicado em dois anos após a manipulação e fotos de todos os pratos.



Acompanhando do músico Jeferson Meireles, Aliduino ainda abrilhantou o evento interpretando uma canção em Italiana, e, ao final do evento, concedeu autógrafos e foi cumprimentado pelos presentes.



Para o presidente da Câmara, Moacir D’Agostini, a obra lançada evidencia ainda mais a cultura italiana, enraizada em tantas famílias, filhos de imigrantes que vivem em Caçador e não esqueceram suas origens.



Valorizou o curriculum do autor e seu amplo conhecimento sobre os temas relacionados à Itália. “É sem dúvida um ilustre conhecedor e entusiasta da cultura italiana, sendo uma referência nacional quando se refere ao conhecimento sobre língua e os costumes da Itália. “Externamos mais uma vez os nossos parabéns Seu Aliduino pela dedicação e empenho durante toda a sua trajetória, e desejamos sucesso neste e nos demais trabalhos que ainda irá efetivar”, completa.



Vereadores prestigiam o evento

Além do presidente Moacir D’Agostini, a solenidade foi prestigiada pelos vereadores Ricardo Barbosa, Clayton Zanella, Jean Carlo Ribeiro, Johny Marcos, Lidiane Cattani, Paulo Nazário, Almir Dias, Fabiano Dobner e Leandro Sawchuk. O secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Jonatas Maia também esteve no evento.




DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais seis ruas estão concluídas pelo programa de asfaltamento
Núcleo Jovem da ACIC desenvolve estudo de caso sobre o Hospital Maicé
Prefeitura de Caçador lança programa Fossa Legal
Obras do Mercado Público de Caçador temporariamente paralisadas
Reunião comunitária para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana
Acadêmicos da Uniarp promovem arrecadação de alimentos
Inscrições abertas para o 6º Meetup sobre Gestão Ágil
Treinamento técnico sobre estratégias de manejo para o trigo
Trabalho da Associação Maria Rosa é destacado na Câmara
Núcleo Imobiliário segue com Feirão de Imóveis durante a semana