Correção anual inflacionária das tarifas de água de Caçador é de 12,95%

Para cerca de 50% dos clientes de Caçador, que possuem consumo na tarifa mínima residencial, a correção inflacionária vai significar uma diferença de R$ 4,74 por mês e será aplicada a partir do mês de dezembro de 2021

Em dezembro de 2021, as tarifas de água em Caçador terão a correção inflacionária anual de 12,95%. O indicador representa o índice de inflação acumulada no período de setembro de 2020 até agosto de 2021, calculado através da fórmula paramétrica determinada no Contrato de Concessão e aprovado pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS).

Para cerca de 50% dos clientes, a correção de inflação vai significar menos de R$ 5,00 por mês (R$ 4,74).




O indicador de correção inflacionária anual foi publicado no Diário Oficial do Município em 29/10/2021 e é calculado através de uma cesta de indicadores, que engloba os principais insumos utilizados nos serviços prestados à população.

“Enfrentamos um longo período com grandes desafios e adversidades, que impactam nos custos dos insumos necessários à prestação dos serviços. Nosso objetivo sempre será manter a capacidade de evoluir continuamente, com a melhoria da qualidade da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para os moradores de nossa cidade”, afirma Cleber Renato, Diretor da BRK Ambiental Regional Sul, em Caçador. 

Investimentos

As ações estruturantes e de melhoria contínua para garantia da qualidade da prestação dos serviços são percebidas em Caçador desde o início da operação do contrato de concessão. Os investimentos foram intensos para recuperar o que foi possível da infraestrutura que estava disponível para a cidade até então. A BRK seguiu um robusto planejamento de melhorias contínuas e com foco em eliminar, de forma rápida e definitivamente, os históricos problemas de abastecimento de água, que durante anos incomodaram grande parte dos moradores de Caçador. Também atendemos solicitações do poder concedente para antecipação de investimentos, que estavam programados inicialmente para ocorrerem após o quinto ano de contrato. Com isso, a concessionária focou suas iniciativas em um consistente plano de ação destinado à imediata recuperação do sistema de abastecimento de água de Caçador.

Dentre os trabalhos, foi realizada a recuperação dos serviços de manutenção, instalação de novas estações de bombeamento e a reestruturação das redes existentes, além da ampliação e modernização das estações de Captação de Água Bruta, localizada no leito do Rio do Peixe, e de Tratamento de Água Potável, que fica no bairro Santa Catarina.


 
Novos filtros foram instalados na Estação de Tratamento de Água (ETA) - de Caçador, possibilitando a reforma dos existentes. Dessa forma, o volume de água tratada diariamente foi ampliado, o que garantiu a melhoria da qualidade da produção e resultou no recebimento da certificação do padrão de qualidade da água produzida em 2021. Soma-se a essa lista as ações realizadas no sistema de distribuição de água para as residências, com ênfase para a instalação de nova Estação Elevatória de Água Tratada, na rua Fahdo Tomé, no bairro municípios, e a construção da nova adutora, de 1.500 metros e 300 milímetros de diâmetro, nos bairros Gioppo e Belo, dando fim ao histórico problema de abastecimento da área leste da cidade, que engloba os bairros do Martello, São Cristóvão, Rancho Fundo, Bom Sucesso, Alto Bonito e Aeroporto - beneficiando mais de 10.000 clientes que sofriam com intermitência no fornecimento de água tratada.

Foram realizadas ainda ações como o programa de limpeza geral e a recuperação dos reservatórios de água tratada em toda a cidade, inclusive nas localidades de Taquara Verde e Figueroa, acompanhado do programa de redução de perdas, com destaque para as ações de combate às fraudes (gatos e ligações clandestinas) e instalação de válvulas de controle de pressão.

Já no sistema de esgotamento sanitário, foi possível evoluir muito nas definições de locais e projetos para as novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE Rio do Peixe e ETE Ulysses), além de avançar de forma consistente na recuperação dos sistemas isolados existentes da Ulysses Guimarães e Nossa Senhora Salete.

Contato com a BRK Ambiental

Em caso de dúvidas, a BRK Ambiental mantém o seu canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. O atendimento em horário comercial está disponível pelo e-mail da BRK (contatocacador@brkambiental.com.br), Facebook e também pelo WhatsApp, pelo número (11) 9 9988-0001.

Tarifa Social

É importante destacar a existência do benefício da tarifa social no município.  De acordo com o que determina o Anexo IV do CONTRATO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR/SC e no Art. 96 da Resolução Normativa Nº 01/2011, aprovado pela ARIS em 28 de abril de 2011, estão disciplinadas as condições especiais para famílias de baixa renda e inscritas no Cadastro Único e também para famílias que possuem entre seus integrantes quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.

O benefício pode reduzir o valor da faturam mensal em até 50% para faixa de consumo mínimo mensal (de 0 a 10 m³), na categoria residencial.

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