Alegria e emoção em Solenidade da Polícia Militar de Caçador

Promoções e aposentadoria fizeram parte de solenidade acompanhada por familiares e autoridades caçadorenses



O 15º Batalhão de Polícia Militar de Caçador realizou nesta quarta-feira (11) a Solenidade de Promoção de Oficiais e Praças, entrega de brasões e comemoração pelo aniversário do Batalhão.



O evento contou com a presença de autoridades, familiares e amigos dos homenageados, que presenciaram momentos de emoção pelas promoções, condecorações e aposentadoria. O projeto social Músicos do Contestado, apoiado pelo 15º BPM realizou toda a parte musical da cerimônia, com a regência do maestro Marcos Arcari.



O primeiro ato foi a entrega do Brasão do Mérito Pessoal, que busca distinguir os policiais militares que se destacam por seu méritos e aqueles que devam ser recompensados por apresentarem um melhor desempenho profissional. Além de estimular o policial a buscar uma melhor performance na atividade, assim como elevar o moral dos policiais militares.



Brasão do Mérito Pessoal – 3ª categoria

SD PM Nicolli Comel
SD PM Tiago de Oliveira
SD PM Gesner Luiz Beltrami
Brasão do Mérito Pessoal – 2ª categoria
CB PM Maurício José da Rosa
2º SGT PM Alan Diego Pickler
2º SGT PM Miguel D’Oliveira Lima
Brasão do Mérito Pessoal – 1ª categoria
2º SGT PM Jocelmo Antônio Deon



Medalha Cruz de Bravura

O segundo momento foi a entrega da Medalha Cruz de Bravura, condecoração concedida todos os anos aos policiais que se distinguiram por atos excepcionais de desprendimento, espírito de sacrifício, coragem e bravura, com risco de vida devidamente comprovado.



Os cabos Silveira e Jackson do 15º BPM de Caçador foram chamados para receber a honraria, obtida por salvarem a vida de uma mulher que tentou o suicídio em 2017 no Rio do Peixe próximo a rua Aristeu Porto Lopes, no centro da cidade.

Ato de Promoção de Praças

Cinco policiais militares participaram da graduação imediata de praças ocorrida durante o evento. A promoção ocorre de acordo com o preenchimento dos requisitos apurados pela Comissão de Promoção de Praças.

Graduação para 2º sargento
3º SGT PM Jair Rogério Padilha
3º SGT PM José Osmar Kubiaki

Graduação para 1º sargento
2º SGT PM Jocelmo Antônio Deon
2º SGT PM Edenilso Antonio Montoski

Graduação para subtenente
1º SGT PM Nelcindo Carlos de Castro



Ato de Promoção de Oficiais

Dois policiais militares participaram da graduação imediata de oficiais, sendo o 1º tenente PM Celio Vieira de Alvarenga e o 1º tenente PM Cleiton Roberto Fischer. Ambos passaram ao posto de capitão da PM.



Ingresso à Reserva Remunerada

Um dos momentos que mais emocionou a todos foi a assinatura do termo oficial por parte do 1º sargento Montoski, para ingressar na Reserva Remunerada, deixando de prestar diariamente os serviços como policial militar, para gozar de merecido descanso após 33 anos de corporação.



O comandante do 15º Batalhão da PM de Caçador, major José Ronaldo Branco, agradeceu ao policial militar pelos anos de dedicação ininterrupta à PM de Santa Catarina nos diversas unidades onde atuou, e disse que as portas da Polícia Militar continuam abertas caso deseje retornar.



Montoski disse que com dor no coração assina sua Reserva, mas ressaltou que é chegado o momento de aproveitar seu tempo e estar mais próximo da família. Agradeceu a Deus, aos colegas da Polícia Militar e seus comandantes em todas as unidades onde trabalhou, e em especial ao falecido comandante do Batalhão de Caçador, tenente coronel Renato Leandro de Medeiros, falecido em 2020 aos 46 anos, vítima de câncer. “Gostaria que ele estivesse aqui neste momento”, disse o 1º sargento Montoski.



Aniversário do 15º BPM

A Solenidade também aproveitou para comemorar os 14 anos de fundação do 15º Batalhão de Polícia Militar de Caçador.

Em 1934, ocorreu a instalação do 1º destacamento PM permanente com a emancipação do município de Caçador. Em 1982, o destacamento foi elevado a 2º Pelotão/1ª Cia/3º BPM de Porto União. Em 1991, o decreto 1.049 elevou o Pelotão à 4ª Cia/3º BPM de Canoinhas. Em 2005, elevação e ativação à Guarnição Especial, abrangendo os pelotões de Videira e Fraiburgo com seus grupamentos.



Em 18 de junho de 2007 foi então denominado oficialmente 15º Batalhão de Polícia Militar, abrangendo as companhias de Videira e Fraiburgo e seus grupamentos, totalizando 13 municípios. Atualmente o prédio do Batalhão leva o nome de tenente coronel Renato Leandro de Medeiros.

Ao final das solenidades, os convidados e demais autoridades fizeram o corte do bolo comemorativo pelo aniversário do 15º BPM.


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

PM realiza Operação Barriga Verde na área do 15º BPM
Sargento Fabiano assina a reserva remunerada
PM alerta para roubos a pedestres e frequentadores de estabelecimentos
Homem é preso por tráfico de drogas em Caçador
Morre o policial civil Pedro Dias
Polícia Civil de Caçador autua homem por importunação sexual
Bombeiros Voluntários salvam homem de incêndio em Caçador
Homem é preso em flagrante furtando trailer de lanches
Preso em Caçador homem procurado pela justiça do Paraná
Homem é preso após agredir novamente a ex-companheira