Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo realizam Passeio Guiado

Para o desenvolvimento do método foram convidadas duas pessoas, uma com deficiência motora e outra com deficiência visual

Dia 18 de setembro, acadêmicos das disciplinas de Desenho Universal e Projeto Arquitetônico VI do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIARP, acompanhados pela professora e arquiteta Ana Lúcia Córdova Wandscheer, realizaram um Passeio guiado. A atividade visa demonstrar as necessidades, desafios e avanços na garantia da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.



Para o desenvolvimento do método foram convidadas duas pessoas, uma com deficiência motora e outra com deficiência visual. Também foi definido o percurso e os questionamentos foram acontecendo ao longo do caminho. 

O método do Passeio guiado ou acompanhado, desenvolvido por Marta Dischinger, busca uma percepção do usuário em situações reais de uso dos espaços, juntamente com uma entrevista não estruturada que ocorre simultaneamente, e assim possibilita que os acadêmicos entendam como é a relação dos usuários com o ambiente construído.



A professora Ana Lúcia explica que o objetivo da utilização desse método é compreender como o usuário interage com o ambiente e identificar possíveis problemas que ocorrem pelas barreiras encontradas e a falta de facilitadores à acessibilidade. “Agradecemos o interesse e disponibilidade de Luiz Eduardo Ruppel e Diego Jose Maciel Mendes para a realização da atividade”, encerra.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Práticas inovadoras no 7º Encontro Regional Tecnológico da UNIARP
Professora da UNIARP no Congresso Brasileiro de Agronomia
Secretaria de Educação inicia período de rematrículas
SENAI abre matrículas para vagas em cursos técnicos
Escolas de Macieira promovem atividades pela Semana da Criança
Prefeitura de Caçador parabeniza os professores pelo seu dia
Escola Tabajara desenvolve projeto de incentivo à leitura
Aula inaugural do projeto Agente Mirim de Defesa Civil em Caçador
Acadêmicos de Engenharia Civil realizam visitas técnicas
Movimento Santa Catarina pela Educação discute desafios