Acadêmica de Agronomia desenvolve caldas alternativas para controle de pragas e doenças em hortas

Calda Branca vem sendo experimentada por agricultores no controle de doenças fúngicas como a requeima, pinta preta e outras



A acadêmica da 3ª fase do Curso de Agronomia da Uniarp, Ketlin Antunes Ramos, está desenvolvendo um projeto de extensão (PAEC).  O objetivo é difundir tecnologias e desenvolver práticas agroecológicas sustentáveis, possíveis de serem utilizadas e adotadas na produção de hortaliças em propriedades no sistema de produção agroecológica na Região do Alto Vale do Rio do Peixe.

Com a elaboração de vídeos, acadêmica e a professora orientadora, Nicole Trevisani, salientam sobre a importância da adoção de princípios da agroecologia na produção de alimentos e demonstram algumas práticas.



Uma delas é a elaboração de caldas alternativas para controle de pragas e doenças que atacam as culturas. Em vídeo publicado no site da instituição, a acadêmica Ketlin demonstra como preparar a Calda Branca, composta de cinza, calcário dolomítico, cal virgem e sabão e vem sendo experimentada por agricultores no controle de doenças fúngicas como a requeima, pinta preta e outras, sendo obtidos bons resultados.

A professora salienta ainda sobre a importância do uso das caldas como forma de repelir ou atuar como inseticidas de pragas. As caldas são ainda fonte de nutrientes às plantas, essencial ao seu crescimento e desenvolvimento, proporcionam a manutenção de inimigos naturais dos insetos pragas e insetos polinizadores.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Morre Salézio Kindermann, um mestre do futebol feminino
Caçador: Pagamento com desconto de 10% do IPTU encerra no dia 17 de maio
Calmon realiza campanha pelos Direitos da Criança e Adolescente
Moradores de Rio das Antas conquistam matrículas de terrenos
Brasileira conta como é estar sob fogo cruzado em Israel
Abertas inscrições para artistas locais se apresentarem na Live Junina
Lançamento do Núcleo da Mulher Empreendedora é sucesso em Caçador
BRK Ambiental apresenta balanço das ações em Caçador
Polícia Militar de Caçador recebe duas novas viaturas