Fumar faz mal à saúde: você provavelmente já deve estar cansado de saber disso, mas, mesmo com tantos avisos, não consegue largar o vício de jeito nenhum. Abandonar o cigarro é, de fato, uma tarefa difícil, mas não é impossível. Existe uma lista interminável de benefícios ao parar de fumar, entre eles estão: o aumento da expectativa de vida, além da melhora da saúde do seu organismo e dos dentes.

ENTENDA ALGUNS DADOS IMPORTANTES
Há quem duvide dos malefícios do cigarro para a saúde. Para provar esse fato, apresento alguns dados importantes da OMS: são mais de 50 doenças diferentes causadas pelo cigarro, principalmente as cardiovasculares, como o infarto, doenças respiratórias e o câncer. Você sabia que bastam 20 minutos após fumar o último cigarro para a pressão sanguínea diminuir, as batidas cardíacas voltarem ao normal e a pulsação cair? E com 8 horas sem fumar já é possível que o nível do oxigênio se normalize e se iguale ao de uma pessoa não- fumante? Imagina se você abandonar o hábito de vez.

CIGARRO ELETRÔNICO FAZ MAL
Muita gente não sabe e até procura essa opção por pensar que não faz nenhum mal à saúde. Embora pareça inofensivo, o consumo de nicotina pelo cigarro eletrônico pode ser igual ou até maior em comparação ao tradicional, as chances de aumentar a dependência química são bem altas. Mas isso está longe de ser o único problema que o cigarro pode provocar, já que esse hábito também é responsável por trazer inúmeros problemas para a saúde do paciente.
FUMAR CAUSA CÂNCER DE BOCA
O cigarro é o principal agravante do desenvolvimento de vários tipos de câncer de boca. Informações do INCA ainda apontam que a fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes. Todas elas atuam sobre diversos sistemas e órgãos do corpo humano, contendo mais de 60 cancerígenos. Que perigo!

O CIGARRO DEIXA OS DENTES AMARELADOS
O cigarro é um vilão para a saúde e estética do sorriso, não é à toa que grande parte dos fumantes possui dentes amarelados e escuros. Esse escurecimento ocorre devido às substâncias presentes em sua composição, como a nicotina e o alcatrão, alguns dos responsáveis por esse cenário. No caso da nicotina, por exemplo, ela acaba acumulando-se nas superfícies dos dentes, o que os deixa com a aparência mais escura. Esse composto também contribui para o acúmulo de tártaro acelerado e mau hálito.

QUEM FAZ CLAREAMENTO PODE CONTINUAR A FUMAR?
O cigarro é uma grande barreira na hora de deixar os dentes mais brancos. Isso porque a nicotina é responsável por causar pigmentação na mucosa e nos dentes. Assim, por mais que o clareamento dental seja feito da melhor maneira possível, as manchas sempre vão voltar. Os pigmentos irão impregnar novamente na estrutura dentária, causando o escurecimento ou amarelamento dos dentes. Por este motivo, o mais indicado para esses pacientes, é a suspensão do cigarro durante e após o tratamento clareador.

MALEFÍCIOS DO CIGARRO PARA A SAÚDE BUCAL
O tabagismo é uma doença que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas:
- Vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia);
- Doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias);
- Doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses);
- Úlcera do aparelho digestivo;
- Osteoporose;
- Catarata;
- Impotência sexual no homem;
- Infertilidade na mulher;
- Menopausa precoce
- Complicações na gravidez.

BENEFÍCIOS PARA QUEM LARGA O CIGARRO
- O ritmo cardíaco e a pressão arterial se estabilizam.
- O nível de monóxido de carbono no sangue normaliza.
- A circulação sanguínea melhora e a função pulmonar aumenta.
- A tosse e a falta de ar diminuem.
- O risco de desenvolver uma doença coronariana cai pela metade.
- O risco de ter um acidente vascular cerebral é reduzido ao de um não fumante.
- O risco de câncer de pulmão cai para cerca de metade em relação a um fumante e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas também diminui.
- O risco de doença cardíaca coronária é o mesmo de um não fumante.

Que tal tomar essas dicas como um incentivo para parar de fumar? O MELHOR MOMENTO É SEMPRE O AGORA!

DEIXE SEU COMENTÁRIO