Se você está pensado em deixar os seus dentes mais brancos com o uso de carvão ativado, saiba que um auxílio profissional é muito importante nessa hora.
Oclareamento dental sempre esteve em alta: todo mundo está correndo atrás de técnicas para deixar o sorriso cada vez mais branquinho. Relatos históricos abordam que os egípcios utilizavam fezes e urina de animais, deixando nos dentes expostos ao sol para clareá-los. Bizarro e nojento, não é mesmo?!
Muitos têm recorrido a formas alternativas de alcançar isso, no entanto, este é um procedimento que sempre deve ser acompanhado por um especialista no assunto. Ocarvão ativado é um exemplo- você já ouviu falar?

AFINAL, O QUE É O CARVÃO ATIVADO?
Quando falamos em carvão ativado é bom ter em mente que esse tipo de carvão é diferente daquele usado nos churrascos de família. Por mais que ambos sejam feitos do mesmo material, o carvão ativado é uma espécie de carbono puro que possui grande porosidade, sendo possível obtê-lo através da queima de substâncias orgânicas. Encontrado em composições nas pastas de dentes ou de forma isolada, em pó.

QUAIS SÃOS OS PROBLEMAS QUE PODEM ALTERAR A COR DOS DENTES?
Primeiramente devemos compreender os dois mecanismos de manchamento dentário quepodem ser multifatoriais, e classificados como intrínseco e extrínseco, ou, uma combinação de ambos.
O extrínseco ou externo, ocorre quando pigmentos cromáticos se aderem à placa dentaria. Alguns exemplos que contribuem para esse tipo de manchamento são: refrigerante, vinho, café, beterraba, cigarros, narguilés e drogas.
Já o manchamento intrínseco ou interno, é um resultado de alteração estrutural ou de composição do tecido duro dental. Alguns fatores que colaboram a este tipo de manchamento interno são: a genética, idade e uso de alguns antibióticos. Quanto a idade, dois fatores são atribuídos: a redução do tamanho da câmara pulpar com o aumento da formação de dentina secundária, ou, o desgaste do esmalte ao longo do tempo, expondo a dentina amarelada.

COMO AGE O CARVÃO ATIVADO? DEVO USÁ-LO PARA CLAREAR OS DENTES?
O carvão ativado tem sido reconhecido como um mineral abrasivo para os dentes e gengiva, e a sua inclusão em preparações dentárias como em pastas e cremes dentais, ou, em seu uso isolado para escovação dentária, suscita preocupações sobre os danos para essas estruturas orais, bem como aumentando a susceptibilidade a cáries, e aparência dos dentes menos branca ou mais amarelada mesmo, devido a possível perda de esmalte e exposição da dentina.
O carvão ativado, de uma maneira geral, ajuda a remover impurezas do organismo, e o mesmo acaba acontecendo com os seus dentes. Isso acontece porque a substância, em conjunto com outros ingredientes, em produtos dentais específicos, é capaz de “limpar” a superfície de certosresíduos que provocam manchas, como o café e o vinho.
Mas, ele destrói a estrutura dental, e seu usonão é indiciadosem a supervisão do seu dentista. Portanto, o ideal é que, caso o paciente esteja considerando a ideia de fazer o clareamento (seja ele qual for), em primeiro lugar deve haver uma conversa com um dentista especializado, para verificar qual a melhor forma de tratamento e obter todas as recomendações necessárias.

OUTROS PROCESSOS CLAREADORES
Tiras dentais clareadoras, método DIY (faça você mesmo) com frutas e bicarbonato de sódio, luzes clareadoras, clareamento caseiro clandestino, creme dental clareador, enxaguante dental clareador, moldeiras pré carregadas. Todos esses métodos, não abordam um consenso sobre a eficácia real dos produtos, pelas evidencias científicas, comparados com os métodos tradicionais.
Em suma, o clareamento caseiro, o de consultório e o combinado, ainda são as formas mais eficazes, e seguras para deixar o seu sorriso branquinho e saudável.

DEIXE SEU COMENTÁRIO