PM de Caçador passa orientações de segurança

14 Junho 2017 15:16:00

Além disso, a Polícia Militar divulgou que o '190' é o número exclusivamente para emergências

Andrielli Zambonin

O 190 é um número de telefone de emergência da polícia que funciona no Brasil todo. É o canal direto para relatar crimes em andamento ou que já ocorreram. No entanto, em Caçador, a grande maioria das ligações que a central recebe é de pessoas que promovem algum tipo de brincadeira ou trote, além de outras ocasiões desnecessárias.

Segundo o setor de comunicação do 15º Batalhão de Polícia Militar, de Caçador, é comum receber ligações de pessoas que não falam nada ou colocam música ao telefone.

Também é bastante corriqueiro receber ligações solicitando informações sobre outros números de telefone e sobre problemas diversos, como desacordo comercial, separação de bens, compra e venda de veículos, entre outras situações que não deveriam ocorrer no 190.

Diante disso, o 15º BPM esclarece que o telefone 190 é para emergências, "pois quanto mais rápido sabermos de um crime em andamento, mais rápida será a resposta", destaca.


Dicas gerais de segurança e prevenção ao crime

A PM de Caçador está investindo na prevenção aos crimes. Desta forma, sabe-se que existem três fatorem que auxiliam na prevenção: a conduta do infrator ou da vítima, e também um ambiente favorável ou desfavorável.

Os dados de uma pesquisa realizada através de questionamentos feitos aos internos de estabelecimentos penais, demonstra que a arquitetura contra o crime possui influência determinante na escolha do local para a prática do delito, sendo que:

46% preferem atuar a Noite (local sozinho);

31% preferem de manhã (vítima desatenta e sonolenta);

62% preferem como vítimas o sexo masculino;

38% o sexo feminino;

71% preferem locais onde há muro;

29% locais com grades;

21% preferem locais próximos a terrenos baldios;

20% locais com pouca luminosidade;

56% não carregavam ferramentas;

56% dos que não carregavam ferramentas, utilizam barras de ferro, pedras, objetos encontrados no local;

43% dizem que cães atrapalham;

29% luz acesa durante o dia indica que a casa está sozinha;

18% correspondência não recolhida também indica.

 

Importante destacar que a maioria dos crimes é cometida porque o delinquente vislumbra uma oportunidade, que pode ser uma combinação de várias delas, como facilidade de acesso, lugares para escalar, iluminação insuficiente, paisagismo que possa ocultar a presença de alguém, falta de sistemas de segurança (alarmes, cercas elétricas, etc). Quanto mais o criminoso se sente inseguro e vulnerável para agir, tanto menos provavelmente cometerá o delito.


Rua Moacir Sampaio, 1055 Sala 01,
Berger Caçador - SC - Brasil 89500-000

Ouvidoria

Queremos saber de você onde podemos melhorar. Envie suas sugestões e críticas, pois assim, podemos evoluir e melhorar.

Clique aqui e escreva para nós.

Contato Direto

Caçador: (49) 3563-6920

E-mail: jornalextraredacao@oi.com.br

E-mail: jornalextra@oi.com.br