Vídeo: Lançamento do primeiro Jornal Escolar no Caic reúne alunos

11 Agosto 2017 19:18:00

O evento aconteceu no auditório da escola e reuniu mais de 300 alunos

Andrielli Zambonin/ Repórter Jornal Extra

Na manhã desta sexta-feira, 11, mais de 300 alunos participaram do lançamento da primeira edição do Jornal Escolar Hilda Granemann de Sousa, no Caic. O lançamento oficial aconteceu no auditório da escola e contou com a presença dos professores, da coordenadora do projeto, Rodinéia Prigol, da diretora, Lenira Ruppel, da administradora do Jornal Extra, Tatiane Padilha, das representantes da Secretaria de Educação, Ana Paula Peretto, Andreia Comel e Beatriz Pereira .

O Jornal Escolar é uma realização do projeto desenvolvido pela professora Rodinéia Prigol, com pouco mais de 20 alunos do quinto ano. Durante a realização do jornal, as crianças foram designadas para cada um cumprir uma tarefa sendo divididos em repórteres, pauteiros, redatores, editores e revisores. Antes da produção do jornal, o grupo de alunos fez uma visita ao Jornal Extra de Caçador para conhecer na prática o funcionamento e os processos que envolvem a fabricação do jornal, desde o cronograma com a pauta, redação, diagramação, impressão, entrega e até a parte comercial e administrativa.

A primeira edição do Jornal Escolar Hilda Granemann de Sousa contém oito páginas, o conteúdo coletado pelos alunos envolve receitas, poesia dos alunos, sugestões e reinvindicações, matérias relacionadas ao Meio Ambiente, notícias escolares do trimestre e um espaço de variedades com adivinhas e caça-palavras.

A professora que coordena o projeto, Rodinéia Prigol, Acredito que os objetivos foram alcançados, os alunos se esforçaram muito para produzir os textos, além da visita ao Jornal extra que foi muito importante para eles conhecerem o processo. Vemos que é algo que exige estudo, dedicação e muito trabalho. O trabalho em conjunto com a escola foi muito produtivo, tivemos a colaboração de todos inclusive da professora de informática, Débora Zarur, que não mediu esforços para nos apoiar. "Sem dúvidas é uma experiência que eles levaram consigo por um bom tempo".

A diretora da escola, Lenira Ruppel, complementa que a importância do trabalho diferenciado aplicado aos alunos. "Foi um trabalho muito intenso que ocupou um semestre inteiro, mas com esforço tanto dos alunos quanto professores, conseguimos fazer o lançamento da primeira edição do nosso Jornal Escolar".

A administradora do Jornal Extra, Tatiane Padilha, destaca a honra que foi poder contribuir para o desenvolvimento do projeto. "As crianças visitaram o jornal e conheceram etapas do processo que agregou a eles para que pudessem desenvolver o jornal próprio deles".

A representante da Secretária de Educação, Ana Paula Peretto, comenta sobre a experiência que proporcionou aos alunos. "Traz experiência, outras vivências para que eles se sintam agentes da própria história e além de fazer a divulgação de todas as práticas escolares".


Imagens

Rua Moacir Sampaio, 1055 Sala 01,
Berger Caçador - SC - Brasil 89500-000

Ouvidoria

Queremos saber de você onde podemos melhorar. Envie suas sugestões e críticas, pois assim, podemos evoluir e melhorar.

Clique aqui e escreva para nós.

Contato Direto

Caçador: (49) 3563-6920

E-mail: jornalextraredacao@oi.com.br

E-mail: jornalextra@oi.com.br