Senac traz professora doutora para falar sobre Ética e Sustentabilidade

14 Junho 2017 15:53:59

A professora destaca que a disciplina Ética e Sustentabilidade partiu das premissas da utilização de práticas socialmente responsáveis, desenvolvimento de uma cultura socialmente responsável e a preocupação com os recursos naturais finitos.

Andrielli Zambonin

A professora doutora, Simone Sehnem, trabalhou com os alunos da Faculdade SENAC - Caçador no último final de semana. A disciplina ministrada aos alunos do curso de especialização em Gestão Estratégica de Pessoas foi Ética e Sustentabilidade. Os conteúdos abordados estavam relacionados ao contexto histórico da crise ambiental e o surgimento da Responsabilidade Social Corporativa (RSC): o despertar do ser humano para a degradação ambiental e a inclusão da questão da ética nos negócios; perspectivas organizacionais a partir da análise do conceito de Desenvolvimento Sustentável: fundamentos de Responsabilidade Social Corporativa e da utilização práticas socialmente responsáveis; tendências provenientes de novos paradigmas de gestão empresarial: a Responsabilidade Social Corporativa como diferencial competitivo e seus motivadores mercadológicos na construção de alianças intersetoriais e de parcerias público-privado, os obtiveram conhecimentos voltados para a prática da ética e da cidadania com sustentabilidade.

Na percepção da Professora a  ética diz respeito aos princípios de escolha. Como seres humanos, somos educados desde o berço com princípios e valores que conduzem nossas escolhas ao longo da vida. Desde pequenos somos ensinados que não devemos nos apropriar das coisas dos outros, então isso é um principio ético. No nosso dia-a-dia, torna-se imprescindível seguir princípios éticos. Além de ser uma questão de profissionalismo, também está associado ao exercício das atribuições profissionais com transparência e o cuidado com o bem comum - planeta terra. Contribui para a prestação de serviços em prol da sociedade e das pessoas impactando no desenvolvimento, declara Simone.

A professora destaca ainda que a disciplina Ética e Sustentabilidade, partiu das premissas da responsabilidade social corporativa. O que é responsabilidade social corporativa? "São todas as ações desenvolvidas de forma voluntária com as pessoas internamente e externamente. Então envolve todas as organizações com as quais a empresa trabalha, via engajamento desde o seu funcionário até o seu cliente e fornecedor. A responsabilidade social corporativa tem evoluído, e atualmente é muito mencionada na mídia a questão da sustentabilidade. A sustentabilidade engloba as dimensões social, ambiental e econômica, pois uma organização precisa estar respaldada nesse tripé para desenvolver uma gestão responsável e que valoriza e desenvolve pessoas e contextos territoriais. A empresa  precisa ter um retorno financeiro, desenvolver pessoas e também otimizar o uso de recursos naturais, que se não usados de forma correta, podem trazer consequências desastrosas para uma região. Um modelo de gestão que prima pela sustentabilidade  não prioriza apenas a dimensão econômica do negócio, mas também zela pela preservação e uso eficiente dos recursos naturais, pelos direitos trabalhistas, segurança no trabalho, respeito a diversidade, eliminação do trabalho escravo e abomina a corrupção.


Rua Moacir Sampaio, 1055 Sala 01,
Berger Caçador - SC - Brasil 89500-000

Ouvidoria

Queremos saber de você onde podemos melhorar. Envie suas sugestões e críticas, pois assim, podemos evoluir e melhorar.

Clique aqui e escreva para nós.

Contato Direto

Caçador: (49) 3563-6920

E-mail: jornalextraredacao@oi.com.br

E-mail: jornalextra@oi.com.br