Vigilância Epidemiológica realiza testes rápidos e conscientização sobre as hepatites

O diretor de serviços de vigilância em saúde, Célio Becker deixa um alerta para a população

A Vigilância Epidemiológica de Caçador em comemoração ao Dia Mundial do Combate às Hepatites Virais, realizou na manhã do sábado, 28, uma ação de conscientização e aplicação de testes rápidos gratuitos. 
Esteve estacionada no Largo Caçanjurê, a Unidade de Saúde Móvel da Secretaria de Saúde. As equipes estiveram realizando, nos cidadãos interessados, o exame rápido que detecta a presença das hepatites B e C e orientando sobre as formas de contágio. 
O diretor de serviços de vigilância em saúde, Célio Becker deixa um alerta para a população. 
“As hepatites são silenciosas, no início, não apresenta sintomas fáceis de identificar. Mas pode levar a doenças sérias, como a cirrose hepática, por exemplo, pois a hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada tanto por vírus quanto por alguns remédios, álcool e drogas”, afirma o diretor. 
Os testes rápidos e as vacinas contra a doença são oferecidos de forma sigilosa e gratuita em todas as unidades de saúde do município. 
“O resultado do teste sai em cerca de 20 minutos. Detectar a doença cedo é um fator importante no tratamento. É importante, também, estar atento e tomar as 3 doses da vacina.”, finaliza Célio.
 
 
Hepatite em Caçador
De acordo com os dados do SINAN, oriundos das notificações foram notificados 225 casos de hepatites virais em Caçador entre os anos de 2007 a Julho/2018. Entre este número, 46,2% (104) eram do sexo masculino e 54% (121) do sexo feminino. Mais comum entre pessoas de idade entre 15 a 79 anos, totalizando 87,1% dos casos.
Destaca-se ainda que o vírus da hepatite B foi o responsável por 51% dos casos, seguindo o da hepatite C com 30%. Já o vírus da hepatite A foi responsável por 16%.
No município de Caçador, o paciente que apresentar o teste rápido positivo na UBS será encaminhado ao Ambulatório de Infectologia e, quando houver indicação, receberá o tratamento. O tratamento, tanto da Hepatite B quanto da Hepatite C, é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caçadorense recebe carta de agradecimento da Rainha Elizabeth
SESI lança campanha para imunizar 300 mil trabalhadores contra a gripe
Postos de combustível de Caçador são fiscalizados em operação conjunta
Prefeitura vai instalar novas salas de aula para mais de 400 alunos
Curso de Pedagogia com inscrições abertas na UNIARP
Assistência Social, em parceria com o Cesmar, lança campanha “Defenda-se”
Hospital Maicé completa 40 anos
Bombeiros de Caçador comemoram 48 anos de trabalho voluntário
Vakinha Online busca recursos para o construção do novo Lar de Idosos em Caçador
LBV entrega 50 kits pedagógicos para crianças e adolescentes de Calmon