Uniarp realiza aula inaugural do curso de Medicina

Uniarp realiza aula inaugural do curso de Medicina

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) realizou nesta quarta-feira (12) a aula inaugural do curso de Medicina. O evento teve a presença dos acadêmicos matriculados, seus familiares, autoridades e lideranças de Caçador e região, conselheiros da UNIARP, médicos, secretários de saúde, professores e coordenadores de cursos da UNIARP, dirigentes do Hospital Maicé, imprensa e comunidade em geral.

A aula inaugural foi ministrada pelo professor Dr. Marcelo Neves Linhares, presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina.

A benção do novo curso foi realizada por Dom Orlando Dotti, bispo Emérito da Diocese de Vacaria- RS, primeiro bispo de Caçador, fundador e diretor dos cursos superiores da Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (FEARPE), hoje UNIARP. O curso de Medicina da UNIARP foi autorizado pela Resolução CEE/SC número 118/2017 e pelo Decreto Estadual número 1.438 de 27 de dezembro de 2017.

O dia histórico foi celebrado por Neoberto Balestrin, presidente da UNIARP. “Hoje, estamos escrevendo mais um capítulo na história do ensino superior em Caçador e na região. O curso de Medicina que hoje estamos celebrando nasceu de um sonho, assim como a própria Universidade, que nasceu em 1971 como Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe. A FEARPE, que depois foi a Universidade do Contestado e hoje é a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe foi pensada, organizada e preparada por pessoas unidas, de grande coragem, ousadia e determinação. A ação de ter uma Universidade em Caçador gerou uma imensa transformação social, econômica e cultural em toda a nossa região e isso vai acontecer novamente agora, com o curso de Medicina”, destacou.

O professor Dr. Anderson Antônio de Mattos Martins destacou que o curso foi construído e planejado com muito cuidado, com o envolvimento de muitas pessoas que contribuíram para o sonho se tornar realidade. “Este curso vai impactar diretamente mais de 300 mil pessoas na região. Pessoas terão suas vidas transformadas, pois terão aqui, um curso de ponta, estruturado dentro das metodologias de ensino mais modernas. E estes talentos, ficarão na nossa região, teremos mais profissionais médicos atendendo a nossa população”, afirma.

 

Presenças

A mesa de honra teve a presença de Neoberto Geraldo Balestrin, presidente da UNIARP, professor Dr. Anderson Antonio Mattos Martins, reitor da UNIARP, Saulo Sperotto, prefeito de Caçador, Valdir Cobalchini, deputado Estadual, professor Dr. Jolmar Luis Hawerroth, vice-reitor Acadêmico e de Administração e Planejamento, Ricardo José Barros, deputado federal e ex-ministro da Saúde, Cida Borghetti, governadora do Estado do Paraná, Gilberto Seleme, 1º Vice-Presidente da FIESC, Moacir José Salamoni, presidente da Associação Empresarial de Caçador, Dom Orlando Dotti, bispo Emérito da Diocese de Vacaria – RS, fundador e diretor dos cursos Superiores da FEARPE em Caçador (antecessora da UNIARP), Marcelo Neves Linhares, presidente do Conselho Regional de Medicina, João Machiavelli, presidente do Conselho Consultivo do Hospital Maicé, Cleone José Garcia, diretor da Diretoria de Políticas Regulatórias do Ministério da Educação (MEC), professor Dr. Rodolpho Luiz de Faria Marsico, coordenador do curso de Medicina da UNIARP.

 

Homenagens

Na ocasião, Cida Borghetti, governadora do Paraná realizou a entrega de homenagens para o professor Anderson Antônio Martins, reitor da UNIARP, para o prefeito Saulo Sperotto, para o bispo Dom Orlando Dotti, para o presidente da UNIARP, Neoberto Balestrin e também para o industrial Gilberto Seleme, 1º vice-presidente da FIESC. Ela ainda compartilhou sua história com os convidados do evento, citando o nome do médico Antão Albano Timm e destacando a importância do profissional médico para toda a sociedade. 

O presidente da UNIARP, Neoberto Balestrin, entregou homenagens para o bispo Dom Orlando Dotti e para o Dr. Marcelo Neves Linhares, presidente do Conselho Regional de Medicina.

O presidente do Conselho Consultivo do Hospital Maicé, João Machiavelli entregou o troféu Amigo do Hospital Maicé para Ricardo José Barros, deputado federal e ex-ministro da Saúde. A caçadorense Cida Borghetti, governadora do Estado do Paraná e seu marido, Ricardo Barros, ex-ministro da Saúde vieram especialmente para a aula inaugural do curso de Medicina da UNIARP. Cida e o esposo auxiliaram em diversas ocasiões o Hospital Maicé de Caçador, atuando na liberação de recursos e de projetos. Cida recebeu do presidente da UNIARP, Neoberto Balestrin uma gravura, de autoria do artista caçadorense Leandro Vitto que retrata o centro da cidade de Caçador.

 

Recepção

A programação de recepção dos acadêmicos do curso de Medicina prossegue dia 13 de dezembro com repasse de informações sobre a Universidade, funcionamento do curso, metodologia, semana típica e apresentação do corpo docente.

No dia 14 de dezembro os acadêmicos irão participar de visitas guiadas na Universidade e em diversos locais da cidade de Caçador como Prefeitura, Câmara de Vereadores, Hospital Maicé, Secretaria da Saúde, UPA, UBS Central, SAMU e Parque Central.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Uniarp realiza aula inaugural do curso de Medicina
Outubro Rosa supera expectativas na Unimed Caçador
Caçador supera meta da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo
Prefeitura emite balanço da saúde e destaca melhorias
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 8 de junho
Inovação, tecnologia e humanização em uma mesma estrutura: Hospital Saint Hill
Caçador imuniza 50% do público alvo em Dia D da Vacinação Contra Gripe
Alerta para vacina contra a gripe em Caçador
Caçador conta com pediatras em 14 postos de Saúde
Dia V da Campanha de Vacinação da Gripe será dia 12 de maio em Caçador