Santa Catarina é o estado que mais avança em transparência sobre Covid-19

De acordo com o ranking da Open Knowledge Foundation - Brasil (OKBR), o Governo do Estado saltou de 48 para 88 pontos na contagem, alcançando um nível considerado alto de transparência e assumindo a quinta melhor pontuação do Brasil

Santa Catarina foi o estado que mais avançou em relação à transparência nas ações de enfrentamento ao coronavírus. De acordo com o ranking da Open Knowledge Foundation - Brasil (OKBR), o Governo do Estado saltou de 48 para 88 pontos na contagem, alcançando um nível considerado alto de transparência e assumindo a quinta melhor pontuação do Brasil. Na última semana o governo disponibilizou ao público a base de microdados com informações sobre casos confirmados de Covid-19.
Outro ponto destacado pela OKBR é a confiabilidade dos dados catarinenses, visto que não há divergências entre as diferentes fontes de informação disponibilizadas pelo Governo do Estado. Para o governador Carlos Moisés, o avanço de Santa Catarina nesse sentido demonstra o compromisso com a transparência. "É direito do cidadão de ter acesso ao panorama real da situação no estado. Além de abrir os dados relacionados aos casos, também prestamos contas à sociedade de informações relacionadas às despesas públicas e contratações referentes ao combate à pandemia", explica.
O empenho para garantir a transparência envolve diversos órgãos de governo que integram o Núcleo Intersetorial de Inteligência de Dados (NIID), como a Secretaria de Estado da Administração, Controladoria Geral do Estado, Secretaria de Estado da Saúde, Ciasc e Secretaria Executiva de Comunicação. O trabalho também envolve o time de voluntários do Social Good Brasil (SGB), seguindo as recomendações da própria Open Knowledge Foundation.
O Banco de Casos disponibilizado nesta semana congrega informações de vários sistemas de saúde. Cada caso foi anonimizado, ou seja, a identificação de cada paciente permanece em sigilo. São muitas as variáveis que diferem os casos: idade, sexo, município, se está ativo, recuperado, se veio a óbito, a data de início dos sintomas, se apresentava comorbidades e ainda o tipo de teste que foi realizado.
Na quinta-feira, 21, Santa Catarina também ficou entre os 10 estados mais transparentes no ranking da Transparência Internacional, que avalia a disponibilização de informações relacionadas a despesas públicas e contratações emergenciais.
Desde abril, o governo catarinense disponibiliza o acesso a informações sobre enfrentamento ao novo coronavírus pelo portal www.coronavirus.sc.gov.br. Por meio desta plataforma, é possível encontrar informações sobre compras e gastos públicos de insumos para enfrentamento, controle da propagação da doença em território catarinense até dados sobre ocupações de leitos hospitalares.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Músicos de Caçador prestam homenagem ao Hospital Maicé
Sindicatos Patronais recebem máscaras de dupla proteção
Prefeitura de Calmon recebe doação de máscaras
Governo do Estado confirma 7.016 casos e 121 óbitos por Covid-19
Prefeitura de Lebon Régis antecipa o pagamento a servidores municipais
Núcleo de Comunicação entrega livros para a Biblioteca Municipal
Prefeitura de Calmon atenderá ao público em novo horário
Governo do Estado confirma 6.875 casos e 109 óbitos por Covid-19
Governo do Estado confirma 6.875 casos e 109 óbitos por Covid-19
Caçador Jeep Clube realizam doações de alimentos