Projetos desenvolvidos na Epagri de Caçador são premiados pelo IMA

O Reconhecimento foi concedido nas categorias de Reciclagem e Agricultura Sustentável, além do prêmio na categoria Produto Ecológico.

Epagri de Caçador, por meio de dois projetos, conquistou o Prêmio Fritz Müller. O Reconhecimento foi concedido nas categorias de Reciclagem e Agricultura Sustentável, além do prêmio na categoria Produto Ecológico.

 “Estes projetos estão sendo desenvolvidos há vários anos e estamos obtendo resultados muito positivos. O reconhecimento deste trabalho perante órgão tão importante que é o IMA é muito grande. É um trabalho feito com esmero e dedicação que já vem sendo desenvolvido e queremos trazer o melhor possível de resultados para os produtores do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina”, destaca a pesquisadora Janaína Pereira dos Santos, da Estação Experimental da Epagri em Caçador.

 
Armadilhas para insetos

O projeto “Confecção de armadilhas artesanais de baixo custo para a captura de insetos-praga”, foi premiado na categoria reciclagem.  A iniciativa buscou reutilizar, adaptar, desenvolver e calcular os custos de armadilhas artesanais de baixo custo, confeccionadas com garrafas do tipo PET.

A solução da Epagri, feita com garrafas reutilizadas, pode ser usada para controlar os insetos de forma mais sustentável e barata, evitando o uso excessivo, indiscriminado e exclusivo de agrotóxicos para o controle de pragas. As armadilhas adesivas coloridas para insetos consistem em superfícies de coloração amarela ou azul impregnadas com uma substância adesiva. O uso está baseado em estudos que indicam que os comprimentos de onda emitidos por determinadas superfícies coloridas atraem diferentes espécies de insetos.
 
Inimigo natural

Na categoria agricultura sustentável a Epagri venceu com o projeto “Biodiversidade e potencial de uso de parasitoides no controle biológico da mosca-das-frutas sul-americana no Meio-Oeste de Santa Catarina”, também desenvolvido pela pesquisadora Janaína. Realizado desde 2013, o projeto se propõe a estudar a biodiversidade de inimigos naturais da principal praga das frutíferas de clima temperado do Sul do Brasil, a mosca-das-frutas sul-americana. Estudos e observações a campo indicam que quando o ataque dessa praga é intenso, as perdas podem chegar a 100%.
 

Apesar de ainda não estar encerrada, a pesquisa já apresenta importantes resultados.  Foram registradas seis diferentes espécies de parasitoides realizando o controle biológico natural da mosca-das-frutas sul-americana na região Meio-Oeste de Santa Catarina. Também foram feitos o primeiro registro para o Sul do Brasil da espécie de parasitoide Aganaspis nordlanderi e o registro inédito da mosca-das-frutas sul-americana como hospedeira de Aganaspis nordlanderi no Brasil.

Quando estiver encerrada, a pesquisa espera encontrar uma espécie de inimigo natural com potencial uso para o controle biológico dessa praga em pomares comerciais e domésticos. Isso resultará em redução nas aplicações de agrotóxicos, frutos com qualidade e sem resíduos químicos, mais valor agregado às frutas, redução nos custos de produção e manutenção da biodiversidade natural.

O projeto está sendo conduzido na Estação Experimental da Epagri em Caçador. E está expandindo para áreas de fruticultores de Calmon, Macieira e Videira.

O Prêmio Fritz Müller é promovido pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) e destinado a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para a conservação do meio ambiente. Participam empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs, institutos e organizações que atuam em Santa Catarina, com projetos desenvolvidos no estado. O concurso está dividido em 15 categorias.
 
Com informações - EPAGRI

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Prefeitura entrega ordem de serviço da 19ª rua do Programa Asfalto nos Bairros
Odonto Company: Clínica que oferece tratamentos odontológicos de qualidade e preço acessível
Projeto que ajuda a transformar ideias em negócios prorrogou as inscrições
Prefeitura de Lebon Régis define cronograma de pagamento dos servidores
Catarinenses têm expectativas positivas para 2020, mas mantêm cautela nos investimentos
Rio das Antas cadastrou mais de 60 famílias no Programa de Regularização Fundiária
Incêndio destrói residência na Linha Castelli
Papelaria Paraíso está com promoção de volta às aulas
Prefeitura de Lebon Régis disponibilizará material escolar para todos os alunos da rede municipal
Programa de Parcelamento Incentivado possibilita renegociar dívidas em até 84 vezes