Programação da diocese no dia de Corpus Christi

Em Caçador, a Diocese terá programação especial neste feriado; Conheça o significado de Corpus Christi

Nesta quinta-feira, 20, é celebrado o Corpus Christi e a Diocese terá programação especial.  Além da tradicional procissão pelos tapetes que enfeitarão as ruas, terá a missa às 15h, ministrada pelo bispo Dom Severino Clasen.

A programação iniciará às 8h com a confecção dos tapetes de serragens coloridas na área central. A celebração principal será na praça Nossa Senhora Aparecida, a partir das 15h, e em seguida acontece a procissão até a Catedral.

Na igreja Santo Antônio, no distrito de Taquara Verde, haverá missa e procissão com tapetes a partir das 10h. Algumas outras comunidades também terão celebrações, conforme cronograma de cada paróquia, para que todos consigam participar da celebração.

“A igreja católica celebra em um dia especial, na quinta-feira, sendo um dia depois da Santíssima Trindade, o dia de Corpus Christi. Faço um pedido para que todos participem, como forma de mostrar para a cidade que você está contribuindo para que Jesus caminhe nas nossas ruas”, afirma o bispo Dom Severino Clasen. 

O que é Corpus Christi?
Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa o “Corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia.

 Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.

A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. 

Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Encontro reúne atiradores de 1985 do Tiro de Guerra de Caçador
“Tive uma experiência de vida que me fortaleceu como pessoa e como médico”
Entregues primeiras camisetas do projeto “Eu Faço”
Danielle Regina Ullrich é eleita a nova diretora-geral do IFSC Caçador
Programa Registro de Imóveis Itinerante chega ao município de Rio das Antas
Mais uma rua é asfaltada pela Prefeitura, agora bairro no Martello
Mudança de nome da região do Contestado gera críticas
Enfeites Natalinos começam a ser montados em Macieira
Santa Catarina ultrapassa a Bahia e é a sexta maior economia do país
UNIARP simula evacuação de prédio em exercício preventivo de segurança