Professora da Faculdade Senac apresenta tese sobre atividade epilinguística

Camila Arndt teve por objetivo melhorar a prática de ensino aliando com a atividade epilinguística

A professora de Comunicação Organizacional do Senac, Camila Arndt, apresentou a tese de doutorado abordando o tema “Atividade Epilinguística e ensino da língua materna”. A tese abordou análise de enunciados e o trabalho de leitura e produção de texto de alunos caçadorenses na pesquisa da atividade epilinguística na prática. A tese foi apresentada em Araraquara/SP na Unesp (Universidade Estadual Paulista).
Camila explica que existem vários documentos que regem a prática do professor em sala de aula, como os PCN, os quais, na teoria, já falam em epilinguística, mas na prática ainda é pouco aplicada. “O conceito não é novo, mas em sala de aula raramente é aplicado. O meu objetivo foi melhorar a prática de ensino através da atividade epilinguística. Trabalhei bastante na questão de distanciamento entre teoria e prática pois, apesar de haver muitas pesquisas nesta área, elas nunca chegam as salas de aula. Fui para a sala ter contato com os alunos para ver a forma como eles desenvolviam a linguagem e não apenas a gramática”, explica.
Camila ainda fala que dentro da matriz curricular de ensino, deve-se trabalhar a língua, a gramática e a produção de texto, porém, na prática, esse ensino fica delimitado. “O ideal é usar da produção do texto para a compreensão do mesmo. A própria matriz diz que o trabalho deve ser pautado na linguagem e produção de texto. A atividade epilinguística são as operações de linguagem que sustentam o entendimento e a formação de texto, ou seja a atividade discursiva dos indivíduos. Foi interessante poder ver os alunos refletirem sobre a própria língua, percebendo a má formação de uma frase e desenvolvendo a própria capacidade discursiva e uma metalinguagem autônoma”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Carro tomba e trânsito fica lento em Caçador
Eclipse total da lua que ocorre em 21 de janeiro será o último até 2021
Sesc realiza edição de verão do Brincando nas Férias em Caçador
Caçadorense irá para o Panamá na Jornada Mundial da Juventude 2019
Oportunidade: abertas as inscrições para agentes temporários da PMSC
Prova do Processo Seletivo da Educação acontece neste domingo, em Caçador
Alencar Mendes assume Prefeitura nas férias do prefeito Saulo Sperotto
Final de semana marcado por temporais e alagamentos em Caçador
O perigo dos raios para a área rural
Grupo A de Educação tem vagas de trabalho em Caçador e região