Procedimentos para Esterilização de Materiais no Hospital Saint Hill

Este é um trabalho realizado por máquinas, com auxílio da equipe de enfermagem

No Hospital Saint Hill de Caçador, existe uma Central de Materiais e Esterilização – CME, um local onde é realizada a lavagem, secagem, inspeção, colocação em embalagens, esterilização, armazenamento, distribuição dos materiais e utensílios médico-hospitalares utilizados em toda a instituição. Este é um trabalho realizado por máquinas, com auxílio da equipe de enfermagem. 

A enfermeira gerente de enfermagem do hospital Saint Hill, Andressa Pagani Souza, afirma que este setor é o coração do hospital. “O processo de esterilização é fundamental para que haja a completa destruição dos micro-organismos que podem contaminar os materiais e ocasionar, assim, riscos à saúde. Por esse motivo que são esterilizados na CME desde ataduras até instrumentais cirúrgicos, aventais e os campos cirúrgicos- tecidos que cobrem o paciente durante a cirurgia”, destaca a enfermeira. 

 O método de esterilização é utilizado por vapor saturado, por meio das autoclaves. O hospital Saint Hill conta com duas autoclaves, além de uma termodesinfectora e uma lavadora ultrassônica, que contribuem para o processo da lavagem, desinfecção e esterilização dos materiais. 



“Para garantir a eficiência dos métodos de esterilização, são realizados testes de limpeza, químicos e biológicos, que avaliam os processos e a qualidade do resultado final, a fim de detectar eventuais falhas e corrigi-las. Também, é realizada a revisão diária dos materiais em estoque, verificando a integridade de sua embalagem e a validade da esterilização” afirma. 

Os profissionais do setor são responsáveis por preparar pacotes cirúrgicos contendo os utensílios específicos para cada tipo de procedimento.  “Cada procedimento cirúrgico necessita de determinados tipos de materiais e instrumentos, por isso, os profissionais são treinados para identificar e separar esses materiais de forma adequada, preparando os diferentes pacotes cirúrgicos de forma correta. A estrutura da central de materiais e esterilização segue todas as diretrizes da vigilância sanitária”, finaliza a enfermeira gerente de enfermagem no hospital Saint Hill, Andressa Pagani Souza. 

O Hospital Saint Hill também preza pela limpeza e desinfecção dos ambientes. Com isto, todos os funcionários, inclusive da higienização, passam por treinamentos. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O exame de mamografia no Hospital Maicé está com 30% de desconto
Inicia em Caçador a campanha de vacinação contra o Sarampo
Outubro Rosa: Discutindo sobre o câncer de mama
Falta da vacina Pentavalente em todo Brasil afeta Caçador
Unimed Caçador elabora cardápio especial a idosos
Procedimentos para Esterilização de Materiais no Hospital Saint Hill
Endometriose: O que realmente é esta doença temida pelas mulheres
Orientações da Secretaria de Saúde de Macieira sobre a febre amarela
Santa Catarina receberá R$ 3,3 milhões para cirurgias eletivas
Dive registra terceira morte de macaco por febre amarela no Estado