Prazo para o alistamento Militar encerra dia 30 de junho

Os jovens têm duas possibilidades de realizar o cadastro, sendo pelo site, ou indo até a Junta de Serviço Militar de Caçador

Os jovens que completam 18 anos em 2019, nascidos em 2001, precisam ficar atentos ao prazo do alistamento militar obrigatório que se encerra no dia 30 de junho. O prazo para cadastro está aberto desde o início de janeiro deste ano. Os jovens têm duas possibilidades de realizar o cadastro, sendo pelo site ou indo até a Junta de Serviço Militar de Caçador. 

“O Exército Brasileiro está recomendando para que os jovens que se alistarão, façam o cadastro online, pois assim é possível acompanhar todas as etapas e evitar tumultos na Junta Militar. Os procedimentos são simples, basta acessar o site (www.alistamento.eb.mil.br) e seguir no campo quero me alistar, seguindo na opção alistamento militar e preencher os dados solicitados (CPF, data de Nascimento e Nome da mãe).   Se por acaso não tiver acesso a internet ou não conseguir realizar o cadastro, poderá estar vindo até a Junta Militar”, destaca a Secretária da Junta de Serviço Militar de Caçador,  Renata Lima. 
Caçador tem um alto número de jovens que se alistaram, no ano de 2017, quando estava iniciando o cadastramento online, a Junta Militar chegou a atender cerca de 300 jovens por dia.
Antes de ocorrer da Seleção Geral, certo número de jovens são dispensados. “Por exemplo, me alistei no mês de junho. Próximo ao dia 10 de agosto sai o resultado, chegando a seguinte mensagem “É preciso comparecer no Tiro de Guerra, até o dia e o horário para a Seleção Geral”. Esta mensagem significa que eu preciso comparecer no local citado para a Seleção. Caso a pessoa tenha um problema de saúde é recomendável que leve um atestado comprovando o motivo de não servir, no dia que foi solicitado. Existe também a possibilidade de acessar o site e constatar a seguinte mensagem “compareça na Junta Militar para solicitar a documentação”, assim significando que você foi dispensado”, relata. 

Os jovens que são dispensados precisam ir até a Junta Militar, para solicitar o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), conhecido popularmente como terceira. “A CDI é um documento que comprova que um determinado cidadão brasileiro se alistou em alguma força armada, porém, foi dispensado de incorporação tendo em vista suas situações peculiares ou por excederem as possibilidades de incorporação existentes”, afirma. 
Porém, antes de realizar a entrega da CDI é regulamento do Exército Brasileiro, a partir do momento em que o jovem é dispensado, o juramento da bandeira. “O Juramento é um comprometimento com o País. Acontece de muitos jovens não comparecerem nesta etapa, e infelizmente sendo impossibilitado de fornecer a CDI (Terceira), tendo que esperar até o próximo juramento”, enfatiza. 
A Junta de Serviço Militar de Caçador tem em torno de quatro seleções para o alistamento, a primeira etapa é no site, assim sendo dispensados alguns jovens, seguindo com a seleção no Tiro de Guerra, em que uma equipe do Exército Brasileiro realiza uma inspeção médica, para observar se o jovem está apto ou não para servir no próximo ano. A terceira etapa acontece em dezembro, quando alguns jovens são dispensados pelo site e a última em fevereiro, tendo os escolhidos a servir. 
Caso o jovem seja convocado para Seleção Geral e não compareça nos dias solicitados, será convocado apenas no próximo ano.  “Acontece de jovens, que não foram dispensados, virem até a Junta e falarem que não conseguiram emprego, por não ter o CDI em mãos. Nestes casos e outros, não podemos nos manifestar. Por isso, é importante que fiquem atentos no site as datas, para não perder o dia da seleção”, destaca.
“Recomendamos que os jovens que irão se alistar estejam vindo até a Junta para se informar do alistamento. Com a exceção dos casos de solicitação do Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo (CDSA), para as pessoas religiosas. Inclusive no site tem a opção de Alistamento por Convicção Ideológica, onde é solicitado um cadastro e uma declaração do líder religioso. O Brasil respeita a religião,  assim sendo dispensado do juramento da bandeira”,  afirma. 
A junta de Serviço Militar de Caçador coordena os jovens que estão ou foram dispensados do período de alistamento.  Assim como auxilia no processo de quem já serviu e está em época de reserva, realizando os carimbos. Realiza a emissão de documentação e certidão.  Homens que serviram em outra cidade, realizamos também a solicitação da documentação do batalhão. O serviço Militar é obrigatório até 45 anos, após completar a idade é dispensado e entregue uma certidão, a qual a Junta Militar elabora também.  Entre outras atividades voltadas ao alistamento militar. 
Para sanar Dúvidas, ligar para Junta de Serviço Militar de Caçador, (49) 3567-5852.  O horário de atendimento é das 13h às 18h45, de segunda a sexta-feira.

Secretária da Junta de Serviço Militar de Caçador, Renata Lima

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Unidades Básicas de Saúde de Lebon Régis ganham obras de acessibilidade
A BPW de Caçador realiza a 3º Edição do Desfile de Moda
Confira onde votar para escolha dos novos conselheiros tutelares de Caçador
Operação Mata Atlântica em Pé deflagra terceira edição com participação de 17 estados
Caçador sedia etapa microrregional do Dança Catarina
Avaí Kindermann é eliminado nos pênaltis mas sai de cabeça erguida
Access Consciouness a favor da vida em Caçador
Atletas da UNIARP são homenageados
O mel de Santa Catarina é considerado o melhor do mundo
Acontece em Caçador o Cinema Solidário