Parceria garante o monitoramento da qualidade da água do lago de Fraiburgo

Estudo da UNIARP, conta com a parceria da Prefeitura de Fraiburgo e do Laboratório Terranálises

A UNIARP está realizando estudos sobre a qualidade da água do Lago das Araucárias, no município de Fraiburgo. O trabalho conta com a parceria da Prefeitura de Fraiburgo e do Laboratório Terranálises. O projeto obteve início no mês de abril e obtém caráter contínuo no decorrer dos anos.

O estudo é idealizado pelo professor Roger Francisco Ferreira de Campos e pela acadêmica Lecilda Reichardt, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, por meio do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da UNIARP.

O trabalho tem como objetivo analisar a interação do município de Fraiburgo e efeitos sazonais com a qualidade da água do Lago das Araucárias, através de analises físicas, químicas e biológicas (28 parâmetros) do sistema hídrico e como esses parâmetros estabelecer o Índice da Qualidade da Água (IQANFS).

Os resultados são divulgados para a comunidade local e da região através de cinco totens instalados ao redor do lago. Eles apresentam uma ponderação variando de ótima, bom, regular, ruim e péssima, conforme classificação do mês amostral – intermédio ao Índice de Qualidade da Água (IQANFS).

As informações também são divulgadas por meio do código QR Code instalado nos totens. Pode ser acessado por celulares e meios eletrônicos portáteis que é direcionado para o relatório do respectivo mês amostral.

O professor Roger salienta que o trabalho é um grande avanço ambiental para o município de Fraiburgo-SC. “O projeto de monitoramento da qualidade da água do lago das araucárias é um mecanismo de educação ambiental, que possui a finalidade de alertar as pessoas com o atual cenário do recurso hídrico. Através do atual cenário podem ser desenvolvidas ações para minimizar a contaminação da qualidade do Lago, tanto pelos cidadãos do município, como também a gestão pública de Fraiburgo”, comenta.

Segundo ele, o monitoramento da qualidade hídrica é o primeiro passo para a gestão sustentável do município perante ao saneamento. É um meio que apresenta o atual cenário da interação urbana com o sistema hídrico.

O diretor do Laboratório Terranálises, Fabiano Martinello destaca que a ação voluntária do monitoramento da qualidade do Lago das Araucárias é de extrema importância para o município. “Toda a sociedade terá conhecimento da atual situação da qualidade da água do lago e, juntamente com poder público e instituições privadas poderá ser desenvolvido um plano para a preservação e melhoria da qualidade da água deste belo cartão postal da cidade de Fraiburgo. Estamos muito honrados em poder estar desenvolvendo esse trabalho de forma voluntária, pois o mesmo vem de encontro com a missão do Laboratório Terranálises que é contribuir com o desenvolvimento sustentável de toda a comunidade”, afirma

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Encontro reúne atiradores de 1985 do Tiro de Guerra de Caçador
Entregues primeiras camisetas do projeto “Eu Faço”
“Tive uma experiência de vida que me fortaleceu como pessoa e como médico”
Danielle Regina Ullrich é eleita a nova diretora-geral do IFSC Caçador
Programa Registro de Imóveis Itinerante chega ao município de Rio das Antas
Mais uma rua é asfaltada pela Prefeitura, agora bairro no Martello
Mudança de nome da região do Contestado gera críticas
Enfeites Natalinos começam a ser montados em Macieira
Santa Catarina ultrapassa a Bahia e é a sexta maior economia do país
UNIARP simula evacuação de prédio em exercício preventivo de segurança