Nova Escola Municipal de Calmon em fase final

Após um longo período de espera e por problemas com as empresas vencedoras das licitações, a nova instituição de ensino deverá ser concluída esse ano

A nova Escola Municipal Central de Calmon está em fase de acabamento e deverá ser entregue à comunidade ainda no decorrer do ano, apta para receber alunos já em 2021, uma vez que as aulas presenciais não tem um prazo definido para voltar.
As obras foram iniciadas ainda na gestão anterior, mais precisamente em 2014, porém, os recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foram transferidos para outras contas de recursos livres da Prefeitura Municipal de Calmon, sendo posteriormente devolvidos para a conta de origem e parcialmente pago à empreiteira (empresa ganhadora da licitação para construção da escola), que não deu continuidade nas obras, deixando-a abandonada por quase dois anos.


Já em 2017, quando a atual gestão assumiu a Prefeitura de Calmon, uma nova licitação foi aberta para dar continuidade às obras, uma vez que o recurso utilizado é um convênio com o FNDE. Porém a empresa vencedora do certame, lançou um valor muito abaixo das demais empresas, valor este não condizente a realidade da obra e, conforme realizava os trabalhos exigia valores extras(termo aditivo) a serem repassados e não executava a obra de acordo com o projeto. Portanto, dada a cobrança feita pelos setores competentes da Prefeitura, acabou rescindindo o contrato e desistindo da obra.
De acordo com a Administração Municipal, ainda antes da segunda empresa deixar os trabalhos, foi necessário retomar as obras praticamente do início, pois apenas a fundação de alguns blocos da unidade escolar puderam ser reaproveitadas, devido ao abandono e a má qualidade do material usado pela primeira empresa em 2014.


Em 2018, uma terceira licitação foi realizada e as paredes reerguidas assim como toda a nova estrutura e novos blocos da escola municipal que chega em junho de 2020 em sua fase de acabamentos.

Para o secretário de governo da Prefeitura de Calmon, Edimar Santiel, se o tempo contribuir, as obras poderão estar concluídas em até 60 dias. “Estamos sempre vistoriando as obras na escola, pois sofremos de mais com este local, uma vez que, por ser um convênio do FNDE e o mesmo não ter sido aplicado de forma correta em tempos passados, quase perdemos esses recursos, mas agora a escola está em fase de acabamentos e muito em breve será entregue para as famílias de Calmon”, comentou.

O Secretário de Educação Lucezar Piovezana, comenta que esta obra trará um espaço amplo contribuirá com a melhora da educação de Calmon. “A nova escola atenderá crianças do ensino fundamental e trará maior comodidade por ser um local amplo e novo para nossos alunos. Hoje temos a Escola João Carneiro que já atende o fundamental, mas necessitávamos desta escola que virá para melhorar a nossa educação em Calmon”, disse.


A conclusão desta escola é um sonho concretizado para todo calmonense, já que muitos haviam perdido a esperança, conforme comentou o prefeito Pedro Spautz. “Acompanho desde o início e sempre foi um sonho ter uma nova escola aqui na sede como também a do assentamento e por inúmeras vezes fomos atrás dos recursos das mesmas, especialmente quando víamos as obras paradas. Quando assumimos a responsabilidade em refazer esta escola, sempre tivemos o objetivo de conclui-la e este ano ainda vamos poder ver esse sonho concretizado para toda a comunidade”, finalizou o prefeito.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Abertas inscrições para bolsas do Uniedu
Vereadores indagam atuação da Secretaria de Educação na pandemia
Acadêmicos da Uniarp aplicam consultoria em empresas de Fraiburgo
Biblioteca Vidal Ramos reformula espaços e oferece cursos
Aprovado Plano de Ação para atendimento emergencial na educação
Uniarp oferece desconto e bolsas de estudos nos cursos EAD
Senai amplia oferta de cursos técnicos no ensino a distância
Senai ainda não tem autorização para o retorno de atividades