Mirins participam de vivência na APAE

Integrantes do Programa da Câmara e Prefeitura Mirim de Caçador aumentaram a sua empatia por meio de atividades didáticas

Os vereadores mirins de Caçador tiveram uma tarde diferente na quarta-feira (21), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caçador – APAE. Usando vendas e cadeiras de rodas, eles conheceram um pouco das limitações rotineiras dos deficientes físicos e mentais. A proposta de vivência teve o intuito de trabalhar conceitos de empatia e a inclusão social dos jovens integrantes do Programa Câmara e Prefeitura Mirim.

 “A atividade faz parte da abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e o objetivo é fazer com que as pessoas sintam um pouquinho o que é ser uma pessoa com deficiência, para sensibilizar. Claro que aqui é uma passagem muito rápida, diferente da condição de alguém com deficiência. No entanto, é criada a possibilidade de se colocar no lugar do outro, sentir a dificuldade para se alimentar e se locomover e depender de alguém”, explica Silmara de Moraes, diretora pedagógica da APAE de Caçador. 

Neide Baú, presidente da APAE, ressalta a importância da participação dos jovens nas atividades propostas. “Essa vivência ajuda as pessoas a saber mais da sensibilidade do deficiente. E ao aprender como é a vida da pessoa com deficiência, eles vão conhecer as limitações e saber como cuidar e dar a atenção, porque muitas vezes a gente não sabe como se portar. Essa participação dos mirins hoje vai ser usada lá no futuro por eles, mas o trabalho deve começar agora”, destaca.

“Desde a sua implantação, o Câmara e Prefeitura Mirim, desenvolve atividades para motivar a inclusão social. Por isso, proporcionamos esse momento com os alunos da APAE, reforçando o trabalho já realizado durante os encontros do programa, já que o nosso objetivo maior é contribuir para que os nossos jovens exerçam de fato a cidadania”, finaliza o presidente do Poder Legislativo, Alcedir Ferlin.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Juramento à bandeira será realizado nesta sexta-feira em Caçador
Apresentação de “BADIN, o colono” marcará o aniversário de Macieira
Prefeitura de Lebon Régis entrega alvará de construção do SESC
Conselho de Cultura desenvolve ação de formação e atualização de gestores de cultura
UNIARP realiza tratativas para parcerias de internacionalização
Pagamento em cota única para placas com final 2 termina segunda-feira
Catarinense comenta sobre pânico do Coronavírus na Itália
Últimos dias para os contribuintes renegociarem as dívidas por meio do PPI
SESI vai imunizar 284 mil trabalhadores contra a gripe
Mulheres são maioria no eleitorado em SC, sendo 51,62%