Mirins participam de vivência na APAE

Integrantes do Programa da Câmara e Prefeitura Mirim de Caçador aumentaram a sua empatia por meio de atividades didáticas

Os vereadores mirins de Caçador tiveram uma tarde diferente na quarta-feira (21), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caçador – APAE. Usando vendas e cadeiras de rodas, eles conheceram um pouco das limitações rotineiras dos deficientes físicos e mentais. A proposta de vivência teve o intuito de trabalhar conceitos de empatia e a inclusão social dos jovens integrantes do Programa Câmara e Prefeitura Mirim.

 “A atividade faz parte da abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e o objetivo é fazer com que as pessoas sintam um pouquinho o que é ser uma pessoa com deficiência, para sensibilizar. Claro que aqui é uma passagem muito rápida, diferente da condição de alguém com deficiência. No entanto, é criada a possibilidade de se colocar no lugar do outro, sentir a dificuldade para se alimentar e se locomover e depender de alguém”, explica Silmara de Moraes, diretora pedagógica da APAE de Caçador. 

Neide Baú, presidente da APAE, ressalta a importância da participação dos jovens nas atividades propostas. “Essa vivência ajuda as pessoas a saber mais da sensibilidade do deficiente. E ao aprender como é a vida da pessoa com deficiência, eles vão conhecer as limitações e saber como cuidar e dar a atenção, porque muitas vezes a gente não sabe como se portar. Essa participação dos mirins hoje vai ser usada lá no futuro por eles, mas o trabalho deve começar agora”, destaca.

“Desde a sua implantação, o Câmara e Prefeitura Mirim, desenvolve atividades para motivar a inclusão social. Por isso, proporcionamos esse momento com os alunos da APAE, reforçando o trabalho já realizado durante os encontros do programa, já que o nosso objetivo maior é contribuir para que os nossos jovens exerçam de fato a cidadania”, finaliza o presidente do Poder Legislativo, Alcedir Ferlin.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Unidades Básicas de Saúde de Lebon Régis ganham obras de acessibilidade
A BPW de Caçador realiza a 3º Edição do Desfile de Moda
Confira onde votar para escolha dos novos conselheiros tutelares de Caçador
Operação Mata Atlântica em Pé deflagra terceira edição com participação de 17 estados
Caçador sedia etapa microrregional do Dança Catarina
Avaí Kindermann é eliminado nos pênaltis mas sai de cabeça erguida
Access Consciouness a favor da vida em Caçador
Atletas da UNIARP são homenageados
O mel de Santa Catarina é considerado o melhor do mundo
Acontece em Caçador o Cinema Solidário