Mestrandos da UNIARP apresentam propostas inovadoras para a educação básica

As propostas atendem demandas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e priorizam a aproximação entre os conteúdos curriculares e a realidade e a articulação teórico-prática

Durante o III Seminário de Práticas Pedagógicas Inovadoras: “Experiências da Educação Básica Catarinense e Paranaense”, estudantes do Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP apresentaram nove propostas inovadoras, elaboradas no decorrer das aulas, para colaborar com escolas de Educação Básica dos contextos em que atuam.

As propostas atendem demandas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e priorizam a aproximação entre os conteúdos curriculares e a realidade e a articulação teórico-prática.

As iniciativas foram elaboradas no decorrer da Disciplina de Didática e Metodologia do Ensino e utilizaram como base a metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE). São propostas diferenciadas por utilizar com princípios teóricos a transdisciplinaridade e a ecoformação e que se diferenciam pelo potencial para favorecer a transformação das práticas pedagógicas.

Além dos nove projetos, foi apresentada uma proposta de gestão inovadora por estudantes que frequentam a disciplina de Gestão Educacional, bem como duas propostas valorizando a internacionalização, sistematizadas por docentes do programa.

Organizado pelas disciplinas de Didática e Metodologias de Ensino da Educação Básica e Teoria e Prática em Gestão Educacional, o evento valorizou o protagonismo dos mestrados e possibilitou que observassem o potencial das propostas como possíveis objetos de pesquisa.  Dessa forma, além de estimular a criatividade, a iniciativa interdisciplinar do Programa de Mestrado, teve como propósito promover a pesquisa com intervenção para favorecer o desenvolvimento da educação de seu contexto de inserção.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Carro tomba e trânsito fica lento em Caçador
Eclipse total da lua que ocorre em 21 de janeiro será o último até 2021
Sesc realiza edição de verão do Brincando nas Férias em Caçador
Caçadorense irá para o Panamá na Jornada Mundial da Juventude 2019
Oportunidade: abertas as inscrições para agentes temporários da PMSC
Prova do Processo Seletivo da Educação acontece neste domingo, em Caçador
Alencar Mendes assume Prefeitura nas férias do prefeito Saulo Sperotto
Final de semana marcado por temporais e alagamentos em Caçador
O perigo dos raios para a área rural
Grupo A de Educação tem vagas de trabalho em Caçador e região