Jovens revitalizam espaços públicos de forma voluntária em Caçador

Cerca de 140 alunos vão realizar atividades durante uma semana no bairro Martello

Entre os dias 14 e 20 de julho, a cidade de Caçador vai receber a visita de 140 jovens de sete cidades. Eles participam da 14ª Missão Solidária Marista (MSM), ação de voluntariado promovida pela Rede Marista de Colégios e pelas Escolas Sociais do Grupo Marista.

Durante a semana, os estudantes vão conhecer a comunidade Monge João Maria e seus moradores, realizar oficinas educativas e lúdicas para as crianças e visitas missionárias nas ruas e casas. De acordo com o coordenador do Projeto, Matheus Henrique Alves, o objetivo é promover a sensibilidade solidária e a troca de experiências. “Nosso foco é educar para a solidariedade, com um aprendizado recíproco e com diálogo, por meio da imersão em realidades desafiadoras”, afirma.

Eles ficarão alojados em casas de famílias da região e no Centro Social Marista Caçador para se aproximar da realidade local e estreitar a troca de experiências. Na opinião do assistente de pastoral do Colégio Marista Criciúma, Murilo Oliveira, a vivência solidária durante a missão é muito rica e transformadora. “Conhecer de perto outras realidades e poder contribuir de alguma forma para a melhoria da vida das pessoas é uma oportunidade e uma experiência que marca os jovens. Mais que conhecimento acadêmico, nos preocupamos em formar cidadãos conscientes e solidários”, avalia. 

Melhorias

Os estudantes que vêm das cidades catarinenses: Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, São José e de Cascavel e Itapejara D´Oeste, no Paraná, pretendem deixar uma marca na região. Faz parte das atividades revitalizar as salas de aula da Escola Municipal de Educação Básica Hilda Granemann de Souza, fazer a pintura da quadra do Centro Social Marista Caçador e atividades no espaço da Pastoral da Criança na comunidade Monge João Maria.

Missão Solidária 2019

Na 14º edição, a MSM reúne alunos do Ensino Médio dos Colégios Maristas, Escolas Sociais do Grupo Marista, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do TECPUC que trocam férias por uma atividade diferente. Eles deixam de lado destinos tradicionais de descanso para ir a comunidades em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. Em 2019, os destinos escolhidos são quatro: Fazenda Rio Grande e Guaraqueçaba, no Paraná; Santos, litoral de São Paulo, e Caçador, em Santa Catarina. Ao todo, 310 jovens de diferentes cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás participarão da 14ª Missão Solidária Marista (MSM).

Informações Missão Solidária 2019 – de 14 a 20 de julho

Caçador
Total de jovens que participarão: 140 alunos
Origem dos jovens: Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, São José e de Cascavel e Itapejara D´Oeste
Local: Bairro do Martello
Gesto concreto: revitalização das salas de aula da Escola Municipal de Educação Básica Hilda Granemann de Souza. Pintura da quadra do Centro Social Marista Caçador e atividades no espaço Pastoral da Criança da comunidade Monge João

Com informações - Assessoria Colégios Maristas

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Programação de aniversário de Rio das Antas inicia neste sábado
Precisamos, sim, retirar o peso da ineficiência das contas de quem trabalha, investe e produz, diz Mourão, na FIESC
Candidatos ao conselho tutelar de Lebon Régis se apresentam para o público
Nova ambulância é entregue para o Samu de Caçador
Colaboradores da Adami realizam doações de mantas a instituições de Caçador e região
Governo de SC anuncia que vai pagar o 13º salário em três parcelas
UNIARP concede descontos em cursos presenciais de graduação
Prefeitura de Macieira investe em iluminação pública
Prefeitura de Caçador inicia transmissões, ao vivo, de licitações
Proprietários da casa que incendiou comentam sobre o caso