Horta orgânica e auto reciclável em Caçador é exemplo de sustentabilidade

Local faz uso da moderna tecnologia elétro-eletrônica que facilita muito a operação da estufa

Cerca de dez minutos do Centro de Caçador, em uma propriedade particular, encontramos um exemplo de sustentabilidade. A horta orgânica é um modelo moderno  na qual todos os nutrientes  aplicados e não absorvidos pelas plantas são totalmente recuperados e auto reciclados.
O proprietário da horta preferiu não se identificar na matéria, mas destacou que a horta é o seu passatempo do dia a dia. “Aqui é a minha distração. Ela é totalmente orgânica, sustentável e ainda põe na mesa um alimento saudável”, disse.
A horta consta de uma estrutura especial com vidros nas paredes laterais e no teto. Na construção, as hortaliças são plantadas em dois canteiros formados por reservatórios recicláveis. Outro detalhe importante da estrutura é a altura dos canteiros. “desta forma, nesse canteiro feito com material reciclável, ele fica em uma altura de tal forma que o operador tenha fácil acesso e consiga trabalhar sem se agachar para realizar o plantio, tratos culturais e colheita”, explica o Engenheiro Agrônomo, PhD, Onofre Berton.
Os canteiros tem na base solo rico em argila, livre de sementes de inços e pragas e solo próprio para horta rico em matéria orgânica e pH adequado para o cultivo de hortaliças na camada superior. Mas o grande destaque, é a forma como a água e outros nutrientes são reciclados automaticamente. “O conjunto de tanques distribuídos em duas fileiras que são os canteiros propriamente ditos está conectado a um sistema de coleta de água e nutrientes que serão conduzidos a um reservatório localizado fora da estufa. Através de uma bomba de recalque a água e os nutrientes não absorvidos pelas plantas voltarão para os canteiros formando assim uma reciclagem completa”, explica Onofre.
 
Como funciona a Horta Orgânica
O modelo projetado pelo empresário Vilson, faz uso da moderna tecnologia elétro-eletrônica que facilita muito a operação da estufa. As portas são conectadas a sensores que medem a temperatura no interior da estufa, abrindo e fechando as mesmas automaticamente, mantendo a temperatura ideal para as plantas em todas as estações do ano.
 “Sabe-se em Engenharia Agronômica que pela lei do mínimo as plantas irão produzir proporcionalmente ao nutriente que estiver em menor disponibilidade no solo. Uma vez que a disponibilidade dos nutrientes está diretamente ligada ao pH do solo, o solo da horta orgânica necessita estar com o pH adequado para as plantas e a concentração de nutrientes deve estar de tal forma equilibrada  que as plantas não deverão apresentem qualquer sintoma de deficiência”, destaca Onofre.
Solo com pH adequado e nutrientes em equilíbrio produzirão plantas sadias, com boa resistência contra pragas e doenças e de alto valor nutricional, próprias para o consumo e totalmente orgânicas. “A alface que demoraria em torno de 90 dias para ficar boa de ser colhida, com essa estrutura, demora apenas 30 dias. A produção escalonada também é algo que precisa ser ressaltado”, disse Onofre.
Por se tratar de uma horta caseira, com produção relativamente pequena, o produtor que quiser montar a sua, não precisa ser de tecnologia tão sofisticada. A estrutura pode ser bem simples com cobertura de plástico como a maioria existente em muitos lugares. “O que deve ser ressaltado aqui é a ideia de canteiros relativamente baratos, feitos com materiais recicláveis, distribuídos e apoiados de forma a facilitar as operações e acima de tudo a ideia inovadora de produzir hortaliças orgânicas com reciclagem total dos nutrientes”, finaliza Onofre.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Baladas e casas noturnas voltam a funcionar em Caçador
Transcatarina: categoria Adventure passa por Caçador
Homem é preso em Caçador por posse ilegal de arma de fogo
ELEIÇÕES: ACIC entrega carta de reivindicações aos candidatos de Caçador
Caçador tem 16 casos ativos de Covid-19
Confira as vagas de emprego em Caçador
Petrobras reduz preços de gasolina e diesel
Definidos deputados para o tribunal do 2º pedido de impeachment contra Moisés
Morre Alvaro Graeff, pesquisador da Epagri em Caçador
Neri Vezaro substitui Barcaro e é candidato a vice-prefeito