Eco Barreira retira mais de uma tonelada de lixo do Rio do Peixe

Ainda muito material que não deveria ser jogado nas águas são encontrados nas limpezas. Mas a ação de conscientização continua

Nesta sexta-feira (31) foi realizada mais uma limpeza da Eco Barreira do Rio do Peixe, no centro de Caçador próximo a ponte do arco. A ação visa conter resíduos sólidos que são lançados no rio e também trazidos pelas chuvas, tendo como objetivo impactar a sociedade, alertando em relação ao lixo depositado em locais inadequados, que acabam sendo levados por enxurradas até o rio.


 
A ação busca despertar a consciência da população, através da visualização dos resíduos na eco barreira, para que possam contribuir na melhoria da qualidade de vida, saúde e gerenciamento adequado do lixo, motivando o descarte correto de embalagens.


 
No local estava uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura de Caçador, que realizam a limpeza da eco barreira uma vez a cada 30 dias. O servidor Odinei Leite ressalta que a média de lixo reciclável e demais entulhos recolhidos fica em torno de 1,5 toneladas em cada ação.
 
Na ocasião, foi possível observar a retirada de garrafas pet, lâmpadas, que possuem material tóxico em sua composição, sacos plásticos, e até mesmo seringas e agulhas usadas, tudo arremessado no Rio do Peixe em algum ponto da cidade, e que veio parar na barreira.


 
“Nos deparamos todas as vezes com muito lixo que não deveria estar nas águas do rio, e por isso pedimos a conscientização da população, para que dê o destino correto ao seu lixo reciclável, para mantermos nosso rio mais limpo e sem o risco de contaminação por diversos destes materiais, como é o caso das lâmpadas”, declarou o servidor.
 
A Eco Barreira é uma realização da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), Uniedu, Prefeitura de Caçador e Governo do Estado.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Vereador defende abertura de igrejas
Concurso Fotográfico de Macieira divulga trabalhos vencedores
Estado confirma 106.928 casos, 94.560 recuperados e 1.541 mortes por Covid-19
Delegacia da Mulher já emitiu 91 medidas protetivas em Caçador
Praça do Berger será revitalizada
Estado confirma 105.935 casos, 92.386 recuperados e 1.445 mortes por Covid-19
Com chuva mal distribuída, municípios continuam em alerta
Homenagem: Um parabéns aos pais!
Lebon Régis terá mais duas áreas de lazer