Dia de Campo em Caçador mostra os resultados das pesquisas da Epagri com a maçã

No evento serão repassadas informações técnicas sobre os três últimos cultivares de maçã lançados pela Epagri: Luiza, Elenise e Venice. Serão 10 palestrantes que vão falar sobre o assunto

No dia 13 de março a Estação Experimental da Epagri em Caçador recebe fruticultores e demais representantes da cadeia produtiva da maçã para mostrar os resultados do Programa de Melhoramento Genético de Macieira da Empresa, desenvolvido há 45 anos em parceria com a Estação de São Joaquim e responsável pelo lançamento de 19 cultivares. O evento será no pomar experimental, das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia.
No evento serão repassadas informações técnicas sobre os três últimos cultivares de maçã lançados pela Epagri: Luiza, Elenise e Venice. Serão 10 palestrantes que vão falar sobre manejo e tratos culturais, fitossanidade, nutrição de plantas, análises nutricionais de folhas e de polpa de frutos, fisiologia de produção e de pós-colheita, observação das plantas de macieira nos pomares experimentais e análise sensorial de frutas.
Atualmente, a produção de maçã no Brasil se concentra em dois cultivares: Gala e Fuji, que hoje representam cerca e 95% da maçã produzida no país. O trabalho de pesquisa da Epagri visa oferecer mais opções para a cadeia produtiva da maçã. Segundo o gerente da Estação Experimental de Caçador, Renato Luis Vieira, o foco do programa é desenvolver cultivares específicos para o pequeno agricultor, adaptados às condições do Brasil, resistentes a doenças e com qualidade de fruta e conservação tão boa quanto os que vêm sendo cultivados.
“Estamos continuamente procurando lançar melhores materiais. Novas variedades estão sendo desenvolvidas e devem ser lançadas em breve”, diz Renato, que se orgulha de fazer parte do principal programa de melhoramento genético de maçã do país.
Santa Catarina é o maior produtor de maçã no Brasil e a Epagri é uma grande responsável por essa  liderança. Na safra 2017/2018 foram colhidas cerca de 575 mil toneladas, conforme a previsão da Epagri/Cepa, que também estima um crescimento de 5% na safra deste ano. O cultivo é feito em aproximadamente 16 mil hectares por mais de 2,5 mil produtores.
 
O Que: Dia de Campo sobre cultivares do Programa de Melhoramento Genético de macieira da Epagri
Quando: 13 de março, quarta-feira, das 14h às 17h
Onde: pomar experimental da Estação Experimental da Epagri em Caçador, localizada na Rua Abílio Franco, 1500, Bairro Bom Sucesso
Mais informações: Estação Experimental de Caçador (49) 3561-6800.
 
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Sucesso na abertura oficial das feiras de negócios
Milhares de pessoas prestigiam primeiro dia da ExpoCaçador
Conheça alguns cuidados diários com a visão
Linhas de ônibus seguem até o Parque das Araucárias durante a ExpoCaçador
BRK trabalha para normalizar abastecimento de água nos bairros de Caçador
Nova secretária de Assistência Social e Habitação assume o cargo, em Caçador
A força de vontade para voltar a estudar
Debate contra o corte de verbas e a reforma da previdência
Atrações para toda a família na ExpoCaçador
Caçadorense recebe Boina Preta no Quartel General em Curitiba