Dia de Campo em Caçador mostra os resultados das pesquisas da Epagri com a maçã

No evento serão repassadas informações técnicas sobre os três últimos cultivares de maçã lançados pela Epagri: Luiza, Elenise e Venice. Serão 10 palestrantes que vão falar sobre o assunto

No dia 13 de março a Estação Experimental da Epagri em Caçador recebe fruticultores e demais representantes da cadeia produtiva da maçã para mostrar os resultados do Programa de Melhoramento Genético de Macieira da Empresa, desenvolvido há 45 anos em parceria com a Estação de São Joaquim e responsável pelo lançamento de 19 cultivares. O evento será no pomar experimental, das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia.
No evento serão repassadas informações técnicas sobre os três últimos cultivares de maçã lançados pela Epagri: Luiza, Elenise e Venice. Serão 10 palestrantes que vão falar sobre manejo e tratos culturais, fitossanidade, nutrição de plantas, análises nutricionais de folhas e de polpa de frutos, fisiologia de produção e de pós-colheita, observação das plantas de macieira nos pomares experimentais e análise sensorial de frutas.
Atualmente, a produção de maçã no Brasil se concentra em dois cultivares: Gala e Fuji, que hoje representam cerca e 95% da maçã produzida no país. O trabalho de pesquisa da Epagri visa oferecer mais opções para a cadeia produtiva da maçã. Segundo o gerente da Estação Experimental de Caçador, Renato Luis Vieira, o foco do programa é desenvolver cultivares específicos para o pequeno agricultor, adaptados às condições do Brasil, resistentes a doenças e com qualidade de fruta e conservação tão boa quanto os que vêm sendo cultivados.
“Estamos continuamente procurando lançar melhores materiais. Novas variedades estão sendo desenvolvidas e devem ser lançadas em breve”, diz Renato, que se orgulha de fazer parte do principal programa de melhoramento genético de maçã do país.
Santa Catarina é o maior produtor de maçã no Brasil e a Epagri é uma grande responsável por essa  liderança. Na safra 2017/2018 foram colhidas cerca de 575 mil toneladas, conforme a previsão da Epagri/Cepa, que também estima um crescimento de 5% na safra deste ano. O cultivo é feito em aproximadamente 16 mil hectares por mais de 2,5 mil produtores.
 
O Que: Dia de Campo sobre cultivares do Programa de Melhoramento Genético de macieira da Epagri
Quando: 13 de março, quarta-feira, das 14h às 17h
Onde: pomar experimental da Estação Experimental da Epagri em Caçador, localizada na Rua Abílio Franco, 1500, Bairro Bom Sucesso
Mais informações: Estação Experimental de Caçador (49) 3561-6800.
 
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Programação de aniversário de Rio das Antas inicia neste sábado
Precisamos, sim, retirar o peso da ineficiência das contas de quem trabalha, investe e produz, diz Mourão, na FIESC
Candidatos ao conselho tutelar de Lebon Régis se apresentam para o público
Nova ambulância é entregue para o Samu de Caçador
Colaboradores da Adami realizam doações de mantas a instituições de Caçador e região
Governo de SC anuncia que vai pagar o 13º salário em três parcelas
UNIARP concede descontos em cursos presenciais de graduação
Prefeitura de Macieira investe em iluminação pública
Prefeitura de Caçador inicia transmissões, ao vivo, de licitações
Proprietários da casa que incendiou comentam sobre o caso