Detentos do Presídio de Caçador realizam Prova do Enem

Em Caçador, 17 homens e duas mulheres que vivem no Presídio Regional de Caçador realizaram a prova

Foi realizada nesta terça-feira (11) o primeiro dia de prova do Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Privadas de Liberdade) para internos do sistema penitenciário de todo o Brasil. Em Caçador, 17 homens e duas mulheres que vivem no Presídio Regional de Caçador realizaram a prova. Os presos foram inscritos no exame, que também acontece nesta quarta-feira (12).

A aplicação da prova nesta terça-feira  teve cinco horas e 30 minutos para as questões de linguagens, ciências humanas e também redação. Já, nesta quarta-feira, dia 12 de dezembro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática, com o mesmo tempo de duração.

“O dia da aplicação da prova foi tranquilo. Tivemos um número bem considerável de inscritos e isso mostra que eles tem uma visão de quando saírem daqui. Então são quase 20 pessoas que realizaram a prova e possuem essa perspectiva de quererem voltar a estudar”, disse o diretor do Presídio Regional de Caçador, Wilton Lazarotto.

Durante a aplicação da prova, cada unidade prisional ou socioeducativa tem um responsável pedagógico pela realização e acompanhamento das inscrições; ensalamento; transferência de participantes entre as unidades dentro do prazo previsto para inscrição, se for o caso; além da exclusão de participantes que tiverem sua liberdade decretada.

Nesses casos, o responsável pedagógico também acessa os resultados obtidos pelos participantes, e pode inscrevê-lo nos programas de acesso ao ensino superior.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os participantes com idade a partir de 18 anos podem utilizar a nota para concorrer vagas no ensino superior público pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para concorrer a bolsas no ensino superior privado pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) e para obter financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Criança caçadorense é diagnosticada com síndrome da pele escaldada e precisa de ajuda
Outono começa nesta quarta-feira – Por Leandro Puchalski
Lebon Régis é o município da AMARP que mais gerou empregos formais em janeiro, aponta CAGED
Abertas inscrições para o processo seletivo de cargos temporários em Rio das Antas
Mais de 130 alunos das escolas municipal participam de cursos profissionalizantes gratuitamente no SENAI
Prefeitura consegue credenciamento para fazer próteses dentárias
Atendimento a mulheres vítimas de violência será tema de webconferência
Prefeitura conclui pavimentação de mais 4 ruas no Alto Bonito
Concluída pavimentação de mais uma rua do antigo sistema Caução
Oficinas Socioeducativas geram oportunidades para os jovens que querem ingressar no mercado de trabalho