Curso de Farmácia da UNIARP comemora 20 anos

O curso forma o Farmacêutico generalista, ou seja, aquele que está habilitado para trabalhar em 135 especialidades diferentes

curso de Farmácia da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) celebra 20 anos de criação. O curso foi criado dia 20 de dezembro de 2000 pela Resolução do CONSUN 28/2000/CDR com Ato de reconhecimento: CEE 137/2003. O curso de Farmácia da UNIARP forma o Farmacêutico generalista, ou seja, aquele que está habilitado para trabalhar em 135 especialidades diferentes, desde análises clínicas, manipulação de medicamentos e cosméticos, clínica Farmacêutica, alimentos, Farmácia hospitalar, Farmácia comunitária, saúde estética, entre outros. 

A professora Talita Regina Granemann Nunes, coordenadora do curso de Farmácia explica que para formar um profissional habilitado para atuar em tantas áreas diferenciadas, o curso foi cuidadosamente estruturado por estratégias pedagógicas que permitem o acadêmico ser o protagonista do aprendizado, além da diversificação dos cenários de práticas distribuídos nas disciplinas e estágios. 

Segundo ela, o novo currículo para formação farmacêutica proposta pelo curso apresenta uma abordagem voltada ao cuidado em saúde e menor foco tecnicista, voltados para o diagnóstico e o tratamento. “Os novos currículos devem articular e identificar conteúdos como indicativos de interdisciplinaridade e trabalho em equipe entre os conhecimentos das diferentes áreas. Assim, o curso de Farmácia da UNIARP atua para formar profissionais seguros de suas habilidades, desenvolvendo neles o senso crítico, uma vez que a questão não é ter acesso à informação, mas como se faz uso dela, para que o farmacêutico possa contribuir com a melhoria da qualidade de vida de usuários de medicamentos”, afirma.


 

O curso de UNIARP tem a melhor estrutura da região, com laboratórios modernos e com simuladores, Farmácia Escola de Manipulação, projetos de pesquisa e extensão, além de professores altamente qualificados. 
 Outra importante e recente conquista do curso de Farmácia da UNIARP foi o conceito 4 no ENADE e CPC 2019. “Isso fortalece mais ainda a qualidade construída ao longo destes 20 anos”, salienta. 
 
No curso, 65% das disciplinas contém aulas práticas. Nos estágios a partir da terceira fase, proporcionam vivência das áreas de atuação do Farmacêutico. 
 
 
Gratidão e orgulho 
 
Depoimento Profa. Dra. Claudriana Locatelli 
 
O curso de farmácia foi criado na instituição no ano de 2000 e iniciou com sua primeira turma no primeiro semestre do ano de 2001. Iniciei como professora do curso na primeira turma em julho de 2001, na segunda fase do curso, com a disciplina de bioquímica. Lembro da minha apreensão e nervosismo ao entrar na sala e ver aqueles rostinhos intrigados com a primeira professora farmacêutica que ministraria aula para a turma. 
 
Com o tempo criamos laços e juntos construímos a disciplina da melhor maneira. Desde minha primeira aula no curso já se passaram quase 20 anos, mas posso dizer que lembro com alegria de cada um que por mim passou e me sinto orgulhosa em ver o sucesso dos profissionais que por nós foram formados. 
 
Todos os egressos da instituição hoje encontram-se estabelecidos nas mais diversas especialidades da profissão. Encontramos eles em farmácias de dispensação, homeopatia, manipulação, farmácia hospitalar, laboratório de análises clínicas, saúde pública, estética e até atuando nas terapias integrativas e complementares, como acupuntura e na docência. Nestes 20 anos o curso passou por diversas transformações, mudanças de matriz curricular, implantação de novos laboratórios, abertura da Farmácia Escola na área de dispensação, que por questões burocráticas precisou ser fechada após o estágio da terceira turma, mudanças de coordenação e mudança quase total no corpo docente. 
 
No início os professores que ministravam disciplinas especificas para formação farmacêutica precisavam vir de outros locais como Florianópolis e Curitiba. 
 
Com o tempo conseguimos formar um grupo de docentes locais empenhados, dedicados e que buscaram o seu melhor. A dedicação de todos, coordenadores do curso, professores e egressos que passaram ao longo destes anos possibilitaram o reconhecimento local e regional do curso, hoje como o melhor curso da região com nota 4 (de 5) no Enade. 
 
Para conseguirmos atingir a meta de excelência do curso visualizei inúmeras mudanças ao longo destes 20 anos, em especial no quadro docente, o qual hoje é composto basicamente por mestres e doutores, extremamente comprometidos, além de investimentos em laboratórios, busca de novos locais de estágio e implantação de uma Farmácia Escola na área de manipulação muito bem estruturada. 
 
Sinto muito orgulho em fazer parte deste grupo que construiu o curso de Farmácia na instituição UNIARP, e de todo retorno regional que ele trouxe, dos profissionais que por nós passaram e que estão no mercado de trabalho nos dando orgulho. 
 
Gratidão e orgulho é o que sinto por fazer parte do quadro docente do curso de farmácia da UNIARP por quase 20 anos. Parabenizo o curso e a instituição por acreditar na capacidade de todos nós e investir em melhorias a cada ano”. 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais de 970 candidatos se inscreveram para o Enem 2020 em Caçador
Aluna de Caçador desiste de fazer Enem após ano trágico na Educação
Educação divulga calendário da rede estadual para o ano letivo de 2021
Ecossistema de aprendizagem é uma das novidades da UNIARP para 2021
Curso de Biomedicina é novidade na Uniarp em Caçador
Curso de Farmácia da UNIARP comemora 20 anos
Prefeitura de Caçador entrega mais de R$ 1,2 milhão em equipamentos para escolas
Secretária de Educação apresenta ações da pasta na Tribuna Livre
CAÇADOR: Educação faz homenagem a servidores aposentados
Rede estadual de ensino de SC divulga datas de matrículas e rematrículas para 2021