Conheça alguns cuidados diários com a visão

A oftalmologista da clínica Seiko e do Hospital Saint Hill, Frayda Ribeiro, explica os cuidados diários com a visão, entre outros assuntos voltados aos olhos

Beatriz lima- repórter Jornal Extra 
A dor de cabeça está popularmente correlacionada à visão, mas na minoria dos casos esta relação  existe. A oftalmologista da clínica Seiko e o Hospital Saint Hill, Frayda Ribeiro, conscientiza sobre os cuidados diários com a visão

No dia a dia existem alguns cuidados com a nossa visão, para no futuro não se desenvolver alguns problemas. “É de extrema importância realizar consulta periódica, pelo menos uma vez ao ano, pois é um exame preventivo, que pode detectar algumas doenças. Diariamente  é importante usar óculos escuros, para proteger dos raios solares, principalmente pessoas que ficam bastante expostas ao sol; uso do protetor solar no rosto e também na região da pálpebra, pois é uma das partes onde é mais comum aparecer tumor maligno; não esfregar os olhos, o fato de coçar pode machucar e desenvolver outras doenças, como a ceratocone; evitar o uso em excesso de celulares, computadores, tabletes, entre outros aparelhos eletrônicos, assim evitando que a luz emitida danifique com o tempo a visão”, afirma a Dr. Frayda Ribeiro. 



“Alimentação também é importante, é sempre recomendável ingerir folhas verdes escuras, como espinafres e couves. Esses alimentos fortalecem o fundo dos olhos, prevenindo que cause uma degeneração com o passar da idade”, relata. 

A dor de cabeça está correlacionada popularmente com problema de visão, mas na maioria dos casos não existe esta relação. “Existe mais de 200 motivos de dor de cabeça. Alguns graus que causam a dor, como o astigmático, presbiopia e hipermetropia, são casos que geram a dor. Mas as características principais são quando a dor não é forte,  acontece na região da testa e doí ao final do dia,  ou seja, a pessoa precisa ter realizado uma atividade que mexe com a visão,  como ler por um longo período.  Acordar com dor de cabeça, não esta relacionado a visão”,  enfatiza.
 
A oftalmologista Frayda Ribeiro, comenta o motivo de grande parte da população precisar usar óculos. “Existem estudos que apontam um aumentado no problema de visão, principalmente da miopia na população mais jovem. Claro, têm haver com uso em excesso do celular e computador, principalmente por dois motivos: a criança acaba ficando em um ambiente fechado concentrada no celular, assim não tem um estímulo visual para longe e também por que o ambiente fechado se torna escuro, assim alterando alguns hormônios (dopamina e melatonina), que são fundamentais para o desenvolvimento do olho”, relata.

 
A clínica Seiko e o Hospital Saint Hill oferecem alguns procedimentos como o crosslink, que é um tratamento para ceratocone, ou seja, é uma doença em que a curvatura do olho cresce e o olho fica cada vez mais pontudo, assim prejudicando a visão e para evitar esse crescimento existe este tratamento. Além dos tratamentos de retinas, cirurgia de catarata, tratamento de pálpebras, entre outros procedimentos. 


No dia 7 deste mês foi comemorado o dia do oftalmologista, a doutora especializada em plástico ocular e via lacrimal, Frayda Ribeiro, comenta brevemente sobre a profissão. “É uma especialidade ótima para trabalhar, principalmente por lidar com a qualidade de vida do paciente, pois quando percebe que você mudou o dia a dia daquela pessoa é uma sensação única, que se torna gratificante. Sem contar que adoro ver o exame do olho, acho lindo conseguir ver os detalhes.  Sou realizada na minha profissão”, finaliza. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Prefeitura de Lebon Régis adquire quatro veículos novos de sete lugares
O Conselho de Cultura quer conhecer artistas e agentes culturais de Caçador
ACIC realiza nova doação para os Bombeiros Voluntários
Prefeitura já fez a troca de telhado de 8 escolas; todas serão contempladas
Programação da diocese no dia de Corpus Christi
A estação mais fria do ano chegou
Gestão de carreira é apresentado para acadêmicos do curso de Ciências Contábeis
Acadêmica da UNIARP desenvolve projeto com famílias do CRAS
Definida programação da 31ª Festa da Fogueira de Caçador
Interessados em empreender podem se inscrever no Cocreation Lab até 9 de julho