CDL promove coleta de lixo eletrônico

A ação será realizada neste sábado, no Largo Caçanjurê

A CDL está promovendo novamente o programa Recicla CDL, que acontece neste sábado, 9, de novembro. A coleta de lixos eletrônicos será realizada das 9h às 16h, no Largo Caçanjurê.

O objetivo, segundo a CDL, é conscientizar a sociedade para a importância da coleta seletiva e da reciclagem, destinação correta dos resíduos e da diminuição do volume de lixo gerado.

“Sabe aquele aparelho de TV velho que fica em casa pegando poeira? Ou aquele computador antigo que não tem mais serventia? Pois bem, esses são alguns exemplos de materiais que podem ser descartados pela população nesta ação, que promove a reciclagem ou o descarte sem prejuízos ao meio ambiente”, destacou a CDL em nota.

Os materiais que podem ser coletados são aparelho de DVD; aparelho e controle de Vídeo Game; aparelho de FAX; aparelho de som; gabinetes; CPU; monitores CRT e TVs; processadores; placas de circuitos eletrônicos; Impressoras; pilhas/baterias de chumbo (Pb); placas-mãe; fontes; nobreak; estabilizadores; celulares; vídeos cassete; DVDs; drivers; telefones/celulares; HDs; rádios/vitrolas; forno elétrico; micro-ondas; mouse e teclados.

Problemas causados pelo descarte inadequado

Estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.), que podem provocar contaminação do solo e água, ao serem descartados na natureza. Além de serem compostos por grande quantidade de plástico, metais e vidros, ou seja, sendo materiais que demoram anos para se decompor no solo.

Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Apresentação de “BADIN, o colono” marcará o aniversário de Macieira
Juramento à bandeira será realizado nesta sexta-feira em Caçador
Conselho de Cultura desenvolve ação de formação e atualização de gestores de cultura
Prefeitura de Lebon Régis entrega alvará de construção do SESC
UNIARP realiza tratativas para parcerias de internacionalização
Pagamento em cota única para placas com final 2 termina segunda-feira
Catarinense comenta sobre pânico do Coronavírus na Itália
Últimos dias para os contribuintes renegociarem as dívidas por meio do PPI
SESI vai imunizar 284 mil trabalhadores contra a gripe
Mulheres são maioria no eleitorado em SC, sendo 51,62%