Bovinos Senepol em Rio das Antas, recebem Inspeção de Registro Genealógico

O Serviço de Registro Genealógico (SRG) é a base de qualquer programa de melhoramento genético

A fazenda Senepol Vitória recebeu nesta semana o Técnico inspetor da ABCB SENEPOL, Marcelo de Almeida Felício Filho, para a inspeção e registro permanente dos animais. Além da Fazenda Senepol Vitória, também foi inspecionada a fazenda Cabanha Santa Filomena, também em Santa Catarina, no município de Zortea. Foram totalizadas 20 Inspeções para Registro de Nascimento e 6 Inspeções para Registro Definitivo
“O Serviço de Registro Genealógico (SRG) é a base de qualquer programa de melhoramento genético. Tendo um animal Registrado, você não estará comprando ‘gato por lebre’. O SRG é tem um regulamento que é registrado do MAPA”, explica o técnico Marcelo de Almeida Felício Filho.
Entre os benefícios dos animais registrados, está a garantia de identidade e idade, padrão racial, garantia de funcionalidade, garantia do grau de sangue e outros. “Nós, Técnicos Inspetores, somos o "SRG" no campo. Devemos cumprir todas as exigências e obrigações que são destinadas à nós. Somos responsáveis pela Inspeção para o Registro dos animais”, destaca Marcelo.
Na fazenda Senepol Vitória, foram inspecionados nove animais para obtenção de registro de nascimento do gado Senepol, e quatro animais para obtenção da marcação e do registro definitivo dos animais adultos. “Como trabalhamos com gado puro e de origem, temos o registro como uma importante forma de trazer credibilidade dentro de um padrão zootécnico, determinado pela Associação de Bovinos Senepol, baseado em leis e exigências que o Ministério da Agricultura e Pecuária determina”, destaca a criadora Maria Vitória Proença, da fazenda Senepol Vitória.
Existem duas etapas de registro. A primeira é a inspeção para Emissão do Registro Genealógico de Nascimento. Caso o animal apresente qualquer irregularidade ou alguma característica que foge do padrão racial, ele será reprovado e não receberá o Registro Genealógico de Nascimento, devendo ser descartado pelo Criador.
Caso o animal seja aprovado na vistoria do Registro de Nascimento, ele receberá na paleta do lado direito uma marca da Associação de acordo com o seu grau de sangue (P.O., PC1, PC2 , S2 ou S1).


Já na segunda etapa, está a inspeção para Emissão do Registro Genealógico Definitivo. É a última etapa, quando, definitivamente, o animal receberá o Registro Genealógico ou não. Caso o animal apresente alguma característica que fugir do padrão racial.
Caso o animal for aprovado na Vistoria do Registro Definitivo, receberá à fogo do lado direito da perna os números do animal, as iniciais do criador e a marca da Associação de acordo com o Grau de Sangue do Animal.

 
Algumas das principais Características da Raça Senepol:
- Caráter Mocho Verdadeiro;
- Docilidade;
- Precocidade Sexual;
- Precocidade de acabamento;
- Elevada conversão Alimentar;
- Alta libido
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Crenças da quaresma
UNIARP realiza investimentos em novos laboratórios da área da saúde
Bárbara, do Avaí/Kindermann, é homenageada no JEPs
Colheita da planta macela na Sexta-feira Santa
Mais de 1.500 participantes na 41ª edição do Torneio do Trabalhador
O Moto Grupo Confraria do Asfalto beneficiou crianças com doações de páscoa
Programação da procissão e celebrações em Caçador
Prefeitura realizará ExpoCaçador de 16 a 19 de maio
Prefeitura de Lebon Régis entrega doces para crianças do Serviço de Convivência
Prefeituras de Calmon e Caçador renovam convênio para manutenção de estradas do interior