Bovinos Senepol em Rio das Antas, recebem Inspeção de Registro Genealógico

O Serviço de Registro Genealógico (SRG) é a base de qualquer programa de melhoramento genético

A fazenda Senepol Vitória recebeu nesta semana o Técnico inspetor da ABCB SENEPOL, Marcelo de Almeida Felício Filho, para a inspeção e registro permanente dos animais. Além da Fazenda Senepol Vitória, também foi inspecionada a fazenda Cabanha Santa Filomena, também em Santa Catarina, no município de Zortea. Foram totalizadas 20 Inspeções para Registro de Nascimento e 6 Inspeções para Registro Definitivo
“O Serviço de Registro Genealógico (SRG) é a base de qualquer programa de melhoramento genético. Tendo um animal Registrado, você não estará comprando ‘gato por lebre’. O SRG é tem um regulamento que é registrado do MAPA”, explica o técnico Marcelo de Almeida Felício Filho.
Entre os benefícios dos animais registrados, está a garantia de identidade e idade, padrão racial, garantia de funcionalidade, garantia do grau de sangue e outros. “Nós, Técnicos Inspetores, somos o "SRG" no campo. Devemos cumprir todas as exigências e obrigações que são destinadas à nós. Somos responsáveis pela Inspeção para o Registro dos animais”, destaca Marcelo.
Na fazenda Senepol Vitória, foram inspecionados nove animais para obtenção de registro de nascimento do gado Senepol, e quatro animais para obtenção da marcação e do registro definitivo dos animais adultos. “Como trabalhamos com gado puro e de origem, temos o registro como uma importante forma de trazer credibilidade dentro de um padrão zootécnico, determinado pela Associação de Bovinos Senepol, baseado em leis e exigências que o Ministério da Agricultura e Pecuária determina”, destaca a criadora Maria Vitória Proença, da fazenda Senepol Vitória.
Existem duas etapas de registro. A primeira é a inspeção para Emissão do Registro Genealógico de Nascimento. Caso o animal apresente qualquer irregularidade ou alguma característica que foge do padrão racial, ele será reprovado e não receberá o Registro Genealógico de Nascimento, devendo ser descartado pelo Criador.
Caso o animal seja aprovado na vistoria do Registro de Nascimento, ele receberá na paleta do lado direito uma marca da Associação de acordo com o seu grau de sangue (P.O., PC1, PC2 , S2 ou S1).


Já na segunda etapa, está a inspeção para Emissão do Registro Genealógico Definitivo. É a última etapa, quando, definitivamente, o animal receberá o Registro Genealógico ou não. Caso o animal apresente alguma característica que fugir do padrão racial.
Caso o animal for aprovado na Vistoria do Registro Definitivo, receberá à fogo do lado direito da perna os números do animal, as iniciais do criador e a marca da Associação de acordo com o Grau de Sangue do Animal.

 
Algumas das principais Características da Raça Senepol:
- Caráter Mocho Verdadeiro;
- Docilidade;
- Precocidade Sexual;
- Precocidade de acabamento;
- Elevada conversão Alimentar;
- Alta libido
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Programação de aniversário de Rio das Antas inicia neste sábado
Precisamos, sim, retirar o peso da ineficiência das contas de quem trabalha, investe e produz, diz Mourão, na FIESC
Candidatos ao conselho tutelar de Lebon Régis se apresentam para o público
Nova ambulância é entregue para o Samu de Caçador
Colaboradores da Adami realizam doações de mantas a instituições de Caçador e região
Governo de SC anuncia que vai pagar o 13º salário em três parcelas
UNIARP concede descontos em cursos presenciais de graduação
Prefeitura de Macieira investe em iluminação pública
Prefeitura de Caçador inicia transmissões, ao vivo, de licitações
Proprietários da casa que incendiou comentam sobre o caso