Associação Esportiva Kindermann comemora 44 anos de fundação

Aniversário relembra anos de luta e dedicação para colocar na elite do futebol brasileiro um time caçadorense

O único time catarinense feminino na elite do futebol Brasileiro comemora os 44 anos de fundação. Junto com o aniversário do fundador, Salézio Kindermann, a Associação Esportiva Kindermann foi fundada em 23 de agosto de 1975. A associação foi criada pelo desejo e amor incondicional de fortalecer o futebol e incentivar o esporte. Revelando talentos e descobrindo grandes nomes do futebol, o time caçadorense se tornou uma potencia, e atualmente está entre os grandes nomes, disputando o maior campeonato de futebol do Brasil.

Salézio Kindermann, fundador e presidente do time, comenta sobre o orgulho em conseguir manter uma equipe ativa e forte. “Não foi uma caminhada fácil até aqui. Manter uma equipe de futebol é caro e muitas vezes você não tem apoio e acaba investindo do próprio bolso. Mas tenho orgulho do que conseguimos até aqui. Se olharmos para trás vamos lembrar que o Kindermann desde sempre prometia que seria uma lenda no futebol. Com a modalidade masculina sempre conseguíamos nos destacar a nível regional, e das equipes masculinas saíram grandes nomes do futebol”, disse Salézio.



Oportunidade para as modalidades femininas



Em 2004 Salézio abriu as portas e o coração para a modalidade feminina. O futsal feminino foi trazido para Caçador, na época, a proposta era formar um time vitorioso que fosse um dos melhores do país.

Através de muito trabalho, treinamentos, vitórias, corridas, chutes, defesas e algumas derrotas, logo o time se consagrou o melhor de Santa Catarina. “A missão de ser a melhor equipe do país começava pela busca de se destacar no Estado. Foram muitas as dificuldades, mas todas superadas da melhor forma possível”, destaca Salézio Kindermann.

Uma trajetória vitoriosa



O Kindermann foi fundado em 23 de agosto de 1975, com a iniciativa do empresário Salézio Kindermann. A equipe masculina começou com um time amador que logo foi reconhecido pela Federação Catarinense, e ainda no ano de estreia evoluiu para a categoria profissional. Em 1978 foi formulado um estatuto, e o time passou a fazer parte da Associação Esportiva Kindermann. Após várias campanhas de destaque, no ano de 1995 Salézio Kindermann se afastou dos trabalhos do time e outras pessoas tomaram a direção. No entanto, apaixonado pelo esporte, em 1996 Salézio refundou o time que seguiu com os trabalhos na modalidade masculina até 2004. Neste ano, a modalidade masculina foi encerrada para dar lugar a equipe de futsal feminina de logo se destacaria no cenário esportivo. Em 2008, a equipe de futebol feminino começou os trabalhos. 

Já no primeiro ano de trabalho o clube consagrou-se campeão catarinense de futsal nas três categorias que disputou: adulto, sub-20 e sub-17. A conquista foi inédita visto que nenhuma outra equipe já havia conquistado. Ainda neste ano o Kindermann conquistou a Taça Brasil sub-20 e alguns campeonatos municipais e da região, somando o total de oito competições disputadas. “Para o primeiro ano, as conquistas mostraram que a ideia poderia dar certo, pois o caminho que estava sendo percorrido era o ideal. O tempo passando, o sonho se tornando realidade, e a equipe adquirindo cada vez mais forma e estrutura de um grande clube vencedor”, comenta Salézio. 

Após várias disputas, brasileiros, copas internacionais e até uma conquista mundial, no ano de 2008 o clube passou a investir no futebol de campo feminino. No ano de estreia do futebol a equipe conquistou o Campeonato Catarinense. Ainda no primeiro ano a equipe representou Santa Catarina na Copa Brasil chegando as semifinais.

Desde o ano da estreia, 2008, até 2015, o Kindermann manteve a liderança no Estado. Em 2016 o Catarinense não aconteceu e em 2017 e 2018 novamente foi a vez de Caçador por meio do Kindermann.
Atualmente o time não mantém a equipe de futsal, porém, continua se destacando e fazendo história dentro dos campos. Atualmente todas as atletas recebem todo o auxílio necessário para que estudem. Todas as que desejam estudar possuem bolsa de estudos na Uniarp – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, além de atendimento médico, alojamento, alimentação e outros cuidados.

Dois escudos para fortalecer um time: Avaí Kindermann

Em 2019 o Avaí firmou uma parceria com o Kindermann para a disputa do Brasileiro Feminino. O contrato do acordo vai até 2020 e a equipe de Caçador, adotou o uniforme do Leão.

A equipe passou a se chamar Avaí Kindermann e intercala alguns jogos na Ressacada e também em Caçador. Com o acerto, o Avaí supriu a necessidade de uma equipe feminina, exigência da CBF para os clubes da Série A em 2019.

No Brasileirão Feminino

No Campeonato Brasileiro, o Avaí Kindermann briga por uma vaga na semifinal com o Audax. As Avaianas Caçadoras tem a vantagem do empate e do jogo ser em casa. Esse é o jogo de volta, no jogo de ida o Avaí Kindermann venceu o Audax por 1 a 0.

Os ingressos para o jogo estão sendo vendidos a R$ 15 no Hotel Kindermann ou na hora do jogo na portaria.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Unidades Básicas de Saúde de Lebon Régis ganham obras de acessibilidade
A BPW de Caçador realiza a 3º Edição do Desfile de Moda
Confira onde votar para escolha dos novos conselheiros tutelares de Caçador
Operação Mata Atlântica em Pé deflagra terceira edição com participação de 17 estados
Caçador sedia etapa microrregional do Dança Catarina
Avaí Kindermann é eliminado nos pênaltis mas sai de cabeça erguida
Access Consciouness a favor da vida em Caçador
Atletas da UNIARP são homenageados
O mel de Santa Catarina é considerado o melhor do mundo
Acontece em Caçador o Cinema Solidário