Administração: “O mercado de trabalho nunca esteve tão promissor”

A coordenadora do curso de Administração da Uniarp, Ivanete Schneider Hahn, comenta sobre a boa fase da profissão no mercado de trabalho

Apesar de ser uma profissão bastante tradicional e conhecida, grande parte pessoas não têm informações precisas sobre a atuação do profissional formado em administração. Muito além de apenas planejar e organizar, atualmente o administrador é responsável por otimizar recursos, gerar empregos, dinamizar a economia, inovar, empreender e melhorar a vida das pessoas.
A coordenadora do curso de Administração da Uniarp, Ivanete Schneider Hahn, comenta sobre a boa fase da profissão no mercado de trabalho. “O mercado de trabalho nunca esteve tão promissor. Precisamos ser capazes de imaginar que o profissional da Administração está envolvido em todos os processos de criação e desenvolvimento de produtos, do processo de disponibilização destes produtos no mercado até que o consumidor final consuma este produto. E não são somente bens de consumo tradicionais (como carros, alimentos, roupas e outros), mas também da prestação de serviços, como viagens e serviços públicos”, destaca.
As funções tradicionais do administrador, propostas na década de 1960 por Peter Drucker, definiam que o Administrador deveria ser capaz de planejar, organizar, dirigir e controlar uma organização. Essas funções, embora embasem a formação do profissional da Administração, se tornaram obsoletas ao longo dos anos, especialmente após o desenvolvimento da inteligência artificial (IA), que é capaz de realizar tarefas repetitivas com mais rapidez e eficiência que qualquer profissional. “Hoje se fala que o administrador é aquele capaz de criar valor para a sociedade: otimizar recursos, gerar empregos, dinamizar a economia, inovar, empreender e melhorar a vida das pessoas”, destaca Ivanete.
Para isso, os cursos de Administração focam em desenvolver conhecimentos e prover ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e capacidades de:
- Liderança
- Adaptação
- Negociação
- Planejamento e organização
- Trabalho em equipe
- Comunicação
- Raciocínio lógico
- Justiça
- Gerência de recursos escassos
- Empreendimento em novos negócios.
 
“Enquanto os produtos não ‘nascerem’ nas gôndolas do supermercado, o profissional da Administração será o mais preparado para empreender em novos negócios e gerir os já existentes. E não haverá tecnologia capaz de substituir isso, como já observamos que vem ocorrendo em outras profissões”, afirma Ivanete.
 
Vocação é essencial
Ivanete defende ainda, que os interessados em seguir nesta profissão precisam ter vocação. “É errado relacionar o curso de Administração como aquele que “você faz quando não sabe o que fazer”. Ou então achar que é fácil. Infelizmente as estatísticas mostram que estes estudantes não ‘sobrevivem’ aos semestres iniciais do curso”, afirma.
Querer melhorar o mundo por meio da oferta de soluções, é uma das características de um administrador. “Ser Administrador exige que você seja uma pessoa capaz de trabalhar sob pressão, que tenha raciocínio lógico apurado, que seja capaz de tomar decisões mesmo em momentos difíceis. E acima de tudo, precisa ter ambição de tornar o mundo um lugar melhor, por meio da oferta de soluções para os consumidores (produtos ou serviços)”.
 
Administração na Uniarp
A Uniarp passou por uma reestruturação do curso de Administração no ano de 2018. O curso está alinhado as escolas de negócios de referência no Brasil e no mundo. Ainda há algumas vagas para a turma que inicia em março de 2019.
A Uniarp está com condições muito especiais, como desconto de 30% para portadores de diploma; estudantes de outras universidades ou faculdades que fizeram transferência ganham 20% de desconto no curso. Além disso, possui uma série de bolsas e facilidades, que tornam o acesso a educação superior mais fácil.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Crenças da quaresma
UNIARP realiza investimentos em novos laboratórios da área da saúde
Bárbara, do Avaí/Kindermann, é homenageada no JEPs
Colheita da planta macela na Sexta-feira Santa
Mais de 1.500 participantes na 41ª edição do Torneio do Trabalhador
O Moto Grupo Confraria do Asfalto beneficiou crianças com doações de páscoa
Programação da procissão e celebrações em Caçador
Prefeitura realizará ExpoCaçador de 16 a 19 de maio
Prefeitura de Lebon Régis entrega doces para crianças do Serviço de Convivência
Prefeituras de Calmon e Caçador renovam convênio para manutenção de estradas do interior