Acadêmicos realizam visita técnica na obra de restauração da Ponte Hercílio Luz

A visita foi organizada pelo professor Me. Miguel Ângelo Mello e envolveu acadêmicos da disciplina de Estradas II da 9ª fase do curso

A UNIARP, por meio do curso de Engenharia Civil, realizou dia 19 de outubro, visita técnica na obra de restauração da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis-SC. A visita foi organizada pelo professor Me. Miguel Ângelo Mello e envolveu acadêmicos da disciplina de Estradas II da 9ª fase do curso. Também participou da visita o prof. Esp. Frank Dieter Schulze e acadêmicos da disciplina de Materiais da Construção Civil.
A obra visitada proporcionou aos acadêmicos mais conhecimentos não só dos estágios em que se encontra a obra de restauração, mas também explicação de toda a sua importância viária para a cidade de Florianópolis, tão logo seja liberada ao tráfego em julho de 2019, conforme informação do DEINFRA.
A ponte foi projetada e construída durante o governo de Hercílio Luz para ser a primeira ligação terrestre entre a ilha e o continente. O idealizador não viu seu sonho ser concluído, pois morreu em 1924, doze dias depois de inaugurar uma réplica de madeira, construída na Praça XV especialmente para o ato simbólico. O nome da obra seria Ponte da Independência, o qual foi mudado após a morte de seu idealizador, em póstuma homenagem.
O projeto é de autoria dos engenheiros norte-americanos Robinson e Steinman e todo o material nela empregado foi trazido dos Estados Unidos, tendo sido construída por equipe composta de dezenove técnicos especializados norte-americanos e operários catarinenses.
Perícia realizada em 1981 pelo IPT verificou que as barras de olhal estavam deterioradas, o que comprometia a segurança de seus transeuntes. A descoberta de uma trinca de 5cm de abertura no olhal de uma das barras localizadas na altura do topo do pilar do lado sul da ilha fez com que o departamento de Estradas de Rodagem do Estado levasse a recomendação do relatório do IPT a cabo, interditando a ponte ao tráfego pela primeira vez em 1982. Na época a ponte absorvia 43,8 % do tráfego de veículos. A segunda ponte, ponte Colombo Salles, aberta ao tráfego em março de 1975, passou a ser a única ligação da ilha ao continente.
Posteriormente, em 1988, a ponte foi reaberta ao tráfego para pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal. Em fevereiro de 1990 foi concluída a primeira etapa da análise de viabilidade da reabertura da ponte ao tráfego, o que levou à segunda interdição da mesma, em 1991.
 

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